(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

O que são os Pólipos Intestinais? Acompanhe

O que são os Pólipos Intestinais? Acompanhe

O conteúdo de hoje do CCD vai te explicar um pouco mais sobre os pólipos intestinais, que são uma alteração causada em função do crescimento anormal da mucosa do intestino grosso – região do cólon e reto.
Prossiga com a leitura e saiba mais.

Entenda os pólipos intestinais

É considerada uma das condições que mais afetam o organismo e podem ocorrer em até 20% da população.
Podem variar bastante de pessoa para pessoa. Alguns são mais planos e altos e outros se assemelham a um cogumelo.

De forma inicial, são considerados benignos (adenomas) e podem sofrer transformação maligna com o tempo (adenocarcinoma). E por conta desse último fator, é fundamental realizar a remoção dos pólipos durante a  e impedir que o problema agrave.

Como surgem?

Os pólipos intestinais podem surgir como resultado de mutações dos cromossomos de algumas células da mucosa, e isso faz com que o crescimento das mesmas se  modifique.

As mutações dos pólipos tendem a surgir ao longo da vida e, desta forma, alguns estudos puderam concluir que o surgimento das alterações se inicia após os 45-50 anos, e tem um risco maior de ser transmitido dentro da família.

Quais são os sintomas dos pólipos?

Os pólipos podem ou não apresentar sintomas. Quando apresentam, tendem a provocar saída de muco nas fezes, sangramento, alterações visíveis no funcionamento do intestino e, em casos mais raros, causa as dores abdominais.

O pólipo pode virar um câncer?

Os pólipos podem sim virar um câncer, e por isso, é importante prestar atenção no que pode ser feito para diminuir os riscos.

É recomendado realizar a remoção de todos pólipos . A remoção pode ser feita através da colonoscopia. Além do mais, é importante:

  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Ter uma alimentação rica em vitaminas, nutrientes e, principalmente, fibras;
  • Não fumar;
  • Evitar o alto consumo de bebidas alcoólicas.

Informações úteis:

– Os pólipos são diagnosticados através de exames. Podem ser endoscópicos(Videocolonoscopia) ou radiológicos, nesse último caso somente os maiores são visíveis;
– Por não apresentar sintomas algumas vezes, é indispensável buscar o médico sempre para realizar os exames e as consultas de rotina.

É fundamental cuidar da sua saúde. Priorize consultas e exames e evite problemas futuros. Conte com os especialistas do CCD para te auxiliar.
Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e informe outras pessoas.
Até o próximo conteúdo!