(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Principais mitos e verdades sobre a prisão de ventre

Principais mitos e verdades sobre a prisão de ventre

A prisão de ventre é uma espécie de distúrbio caracterizado pela dificuldade de evacuar. Acontece quando os movimentos do intestino acabam se tornando menos frequentes e/ou mais difíceis, fazendo com que o organismo necessite gastar uma energia maior e tenha também um esforço maior na hora de eliminar as fezes.

Mas, por mais que seja um problema que todo mundo conhece, ou pelo menos já ouviu falar, ainda hoje existem diversos mitos e verdades sobre a prisão de ventre.
Por isso, hoje o CCD desenvolveu um conteúdo informativo citando esses principais mitos e verdades. Ao longo do material você vai cessar possíveis dúvidas. Prossiga com a leitura e saiba mais.

Entenda a prisão de ventre

Também conhecida por intestino preso, a prisão de ventre (ou constipação intestinal) é um distúrbio considerado bastante comum.

É considerada prisão de ventre quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana ou quando a pessoa apresenta um enorme esforço para evacuar. Em determinados casos, as pessoas podem apresentar a prisão de ventre em função de ir a ambientes estranhos, quebra de rotina, como viagens, entre outros prontos.

Possíveis causas

As causas da constipação intestinal podem ser variadas, incluindo erro alimentar, movimento lento do intestino, causando fezes mais duras e ressecadas do que o natural, doenças na tireoide, diverticulose intestinal, hemorroidas, fissuras anais, doenças no cólon e reto, diabetes, entre outros.
É válido ressaltar que estresse e depressão também podem afetar diretamente o intestino, causando a prisão de ventre.

Principais mitos e verdades sobre a prisão de ventre

Para que você cesse de uma só vez possíveis dúvidas sobre este problema, veja abaixo o compilado com os principais mitos e verdades sobre a constipação intestinal.

É um problema mais comum em mulheres?

VERDADEIRO. É um problema que pode acontecer mais em mulheres.

Condições hormonais não causam prisão de ventre

MITO. Existe uma série de condições hormonais que podem causar diretamente a prisão de ventre, como diabetes, gravidez e também o hipotireoidismo pode aumentar as chances de prisão de ventre.

Existe um padrão que classifica a frequência normal do funcionamento do intestino?

MITO. Não existe um padrão pré-determinado. No geral, é considerado adequado um ritmo de 3 vezes por semana até 3 vezes por dia.

Não existem fatores de risco para a prisão de ventre

MITO. Existem fatores de risco que devem ser levados em consideração, como ser mulher, baixa ingestão de água, dieta pobre em fibras e sedentarismo.

O consumo de água regular pode diminuir a prisão de ventre?

VERDADEIRO. O consumo de água pode ajudar a regular o organismo como um todo, favorecendo o bom funcionamento e diminuindo as chances do desenvolvimento de outras patologias. 

Os sintomas podem facilitar o reconhecimento do problema

MITO. Antes de tudo é válido deixar claro que os sintomas podem ser confundidos com os de outras patologias. Sendo assim, a automedicação e o autodiagnóstico podem ser extremamente prejudiciais. Ao notar qualquer mudança no funcionamento do intestino você deve buscar por um especialista para saber, de forma exata, quais as causas do problema.

O que você achou do nosso conteúdo de hoje? Esperamos que ele tenha te ajudado a entender e diminuir, de uma só vez, as dúvidas sobre a prisão de ventre. Para ler outros conteúdos informativos como este, continue acompanhando o Blog do CCD. Até o próximo conteúdo!