(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Gastrite crônica: entenda o que é, como acontece e a classificação da doença

Gastrite crônica: entenda o que é, como acontece e a classificação da doença

A gastrite crônica é um dos tipos mais comuns de gastrite. Pode surgir por vários fatores, como infecções e uso prolongado de medicamentos. Normalmente, é um problema que persiste por mais de três meses e costuma apresentar uma evolução lenta e muitas vezes assintomática. Prossiga com a leitura e entenda mais sobre o assunto.

A gastrite crônica

A gastrite crônica ocorre em função de uma inflamação da mucosa gástrica. É bem comum em pessoas que possuem doenças auto-imunes, que fazem uso constante de certos tipos de medicamentos, que consomem álcool ou são fumantes, já que todos esses fatores podem levar a inflamação do estômago.

Quando o problema não é tratado corretamente, pode levar ao desenvolvimento de úlceras no estômago, que é um problema ainda mais grave.

Sintomas comuns

Os sintomas da doença podem variar de pessoa para pessoa. De modo geral, o diagnóstico é feito por um gastroenterologista que além de verificar os sintomas informados pelo paciente, solicita exames específicos que permitem visualizar as paredes internas do estômago, onde é possível identificar a presença de bactérias na região.

Dentre os sintomas comuns estão:

Classificação da gastrite crônica

O problema pode ser classificado de acordo com a inflamação e também em função da parte do estômago afetada, podendo ser:

Gastrite crônica leve (ou superficial)

Essa é a classificação mais leve do problema, que é quando a doença atinge apenas uma parte do estômago. Em grande parte dos casos, essa parte é a externa e, por isso, é considerada a fase inicial do problema.  

Gastrite crônica moderada (ou atrófica)

Nessa classificação, o estômago está bem comprometido.

Atrofia gástrica

Ocorre quando o problema é considerado grave e em fase final, onde a parede do estômago está “destruída”.

Quando a gastrite crônica é classificada em função da parte do estômago afetada, apresenta:

Gastrite crônica antral

Nesse caso a parte final do estômago foi afetada. Acontece, normalmente, em função da infecção pela bactéria H. Pylori.

Gastrite crônica no corpo do estômago

Como o próprio nome já fiz, esse tipo de gastrite atinge a área central do estômago. Pode acontecer por causas variadas, como em função de certas reações do sistema imune do organismo.

Informação complementar: para cada classificação da gastrite crônica o gastroenterologista pode indicar um tipo de tratamento.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre a gastrite crônica e a importância de tratar o problema ao notar qualquer um dos sintomas citados. Para entender sobre os outros tipos de gastrite, você pode baixar um material completo e gratuito desenvolvido pelo CCD com diversas informações sobre todos os tipos de gastrite. Para isso, basta clicar aqui! Até o próximo conteúdo.