(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Quais são as principais doenças tratadas pelo endocrinologista?

Quais são as principais doenças tratadas pelo endocrinologista?

É muito comum que as pessoas saibam o que faz um cardiologista, que é o médico que trata alterações do coração; que saibam o que faz o gastro, que é o médico que avalia patologias do trato gastrointestinal. Mas você sabe ao certo o que faz a especialidade endocrinologia? Quais são as principais doenças tratadas pelo endocrinologista? Acompanhe nosso conteúdo de hoje e tire suas principais dúvidas sobre o assunto. Boa leitura.

O que é a endocrinologia?

Essa é considerada uma especialidade que cuida diretamente do funcionamento das glândulas e das doenças que podem afetá-las.

As glândulas do nosso organismo liberam hormônios na corrente sanguínea. Por sua vez, esses hormônios são responsáveis por regular o funcionamento do nosso organismo.
Dentre algumas das funções que os hormônios podem ocupar no organismo humano, estão a regulação do metabolismo, do crescimento, reprodução e do desenvolvimento.

Além do mais, certas ações dos hormônios podem levar a uma série de doenças que também devem ter o tratamento recomendado diretamente pelo endocrinologista, que é o que você vai acompanhar ao longo do nosso conteúdo de hoje.

Doenças tratadas pelo endocrinologista

Algumas das principais doenças são:

  • Diabetes;
  • Obesidade – que é, normalmente, o problema mais conhecido tratado por essa especialidade;
  • Alterações do colesterol;
  • Alterações de triglicerídios;
  • Doenças das glândulas hipófise e adrenais;
  • Distúrbios relacionados com a puberdade e o crescimento;
  • Osteoporose e doenças do metabolismo do cálcio;
  • Problemas na tireoide;
  • Acne e excesso de pelos em mulheres.

Quando procurar por essa especialidade?

É fundamental buscar por essa especialidade ao notar algum sintoma que possa representar alguns dos problemas citados acima.

Para facilitar, é possível citar que você deve buscar pelo endocrinologista ao reparar algum problema relacionado ao seu metabolismo, como perda ou ganho de peso rápidos e sem qualquer causa notável aparente, problemas de crescimento, diagnósticos médicos de alterações no colesterol e/ou nível de triglicerídeos e glicose no sangue etc.

Endocrinologia e o emagrecimento

Para as pessoas que possuem obesidade ou tem uma grande dificuldade de perder peso, o endocrinologista pode ser considerado um grande aliado, já que o profissional ajudará a verificar como está o corpo através de exames laboratoriais, clínicos e consultas. O médico pode verificar como está o funcionamento das glândulas, se algo está prejudicando a saúde e se o peso está ou não ligado a algum tipo de alteração nos hormônios do paciente.

A principal diferença entre buscar por um endocrinologista e um nutricionista, é que o nutricionista pode ajudar no processo do emagrecimento através de uma dieta equilibrada com nutrientes adequados para o estado clínico, sexo, idade, etc. Já o endocrinologista pode diagnosticar um problema e prescrever um tratamento para obter um  metabolismo equilibrado.

Além do mais, o endocrinologista pode prescrever medicamentos, como reguladores de apetite, por exemplo.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha tirado suas possíveis dúvidas sobre essa especialidade. Se você, ou alguém que você conhece, precisa de acompanhamento com esse médico, entre em contato com o CCD e agende sua consulta. Conte com nossa equipe. Até o próximo conteúdo.