(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Qual a importância do consumo de fibras para o bom funcionamento do corpo?

Qual a importância do consumo de fibras para o bom funcionamento do corpo?

Utilizadas como aliadas no bom funcionamento do intestino – conforme citamos aqui diversas vezes -, as fibras são a parte do alimento vegetal que não é digerível. Ou seja, elas resistem à absorção intestinal e, consequentemente, acabam fazendo bem para o corpo como um todo (além do bom funcionamento do intestino), auxiliando no combate ao colesterol e diabetes, por exemplo.
Hoje nós do CCD criamos um compilado deixando claro todos os benefícios do consumo desse alimento.
Prossiga com a leitura do material e entenda mais sobre o assunto!

Entenda mais sobre as fibras

As fibras podem ser divididas de acordo com a solubilidade que apresentam. Quando são solúveis, elas tendem a apresentar uma capacidade maior de retenção de água. Com isso acabam criando uma espécie de gel no trato digestório, o que é positivo para o funcionamento do mesmo. Encontramos esse tipo de fibras nos legumes e nas frutas.

Já as que são consideradas insolúveis podem ser encontradas nas camadas mais externas de cereais integrais, em legumes e também em verduras.

Principais benefícios do consumo de fibras

Antes de tudo é fundamental deixar claro que as fibras são essenciais para o bom funcionamento do corpo, mas que para ter uma dieta regrada e específica para o seu metabolismo é importante buscar por um nutricionista e realizar exames de rotina, como o hemograma, por exemplo.

Dentre os principais benefícios estão:

Melhora no trânsito intestinal

Este é um dos principais benefícios.
Para o trânsito intestinal , elas auxiliam na prevenção e no tratamento de diversos problemas, como a constipação intestinal.

Quando são insolúveis, elas podem agir estimulando a motilidade intestinal pela distensão do cólon. Já as consideradas solúveis podem contribuir diretamente para a captação de água para o intestino, estimulando o crescimento de bactérias que são benéficas para o corpo e melhorando assim a frequência das evacuações e o bom trânsito intestinal. 

Contribuem para o controle de peso

As fibras são recomendadas por especialistas pois podem estimular a saciedade, já que as refeições ricas em fibras são processadas de maneira mais lenta, o que retarda o esvaziamento gástrico.

Além disso, elas possuem uma baixa densidade calórica, diminuindo as chances do aumento de peso.

Mas vale ressaltar que para ter um corpo saudável a pessoa precisa, além das fibras, ingerir outros tipos de nutrientes.

Auxílio no controle do coração

Quando a pessoa consome fibras regularmente – de acordo com a orientação médica – ela diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Auxílio no controle do colesterol

As fibras solúveis produzem certos efeitos físicos no intestino delgado alterando a absorção de colesterol no corpo.

Além do mais, a fermentação que as fibras solúveis têm no intestino grosso pode gerar componentes específicos, como os ácidos graxos, que diminuem a síntese de colesterol que atinge o fígado.

Com isso é possível notar que a alimentação regrada com fibras importantes para o organismo pode proporcionar um corpo muito mais saudável. Por isso, converse com seu médico e encontre uma dieta específica para você.

Aqui no CCD você encontra nutricionista para te ajudar nessa. Agende sua consulta.
E para ler outros materiais, continue acompanhando o nosso blog. Até o próximo conteúdo.