(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Conheça os reais benefícios do Ômega 3

Conheça os reais benefícios do Ômega 3

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do Ômega 3, e que seu uso pode ser bem positivo para o corpo. Isso é verdade! Derivado de peixes, mas também encontrado de forma vegetal, como linhaça e algas, ele pode ser consumido diretamente em alimentos ou colocado em cápsulas de suplemento. Com consistência de óleo, conhecido tecnicamente como ácido graxo, é considerado uma gordura boa. Neste artigo vamos te contar mais sobre os benefícios do Ômega 3 para a sua saúde e saiba como usá-lo na rotina e como escolher a melhor opção na hora de comprar o suplemento.

Ômega 3 emagrece?

Essa costuma ser uma das primeiras perguntas que costumam ser feitas por quem ouve falar do Ômega 3. A resposta é: sim. Mas ele não age de forma milagrosa, queimando gordura.

O que acontece é que o Ômega 3 regula alguns processos naturais do corpo, como a melhora na produção e nos efeitos da insulina. Quando equilibrada, ela faz com que o organismo converta mais facilmente o açúcar consumido em energia, e evita que o excesso de açúcar se transforme em gordura localizada. O risco de diabetes também podem diminuir com essa ação do Ômega 3 na insulina.

Ao ser incluído na alimentação, ele facilita o controle da saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome, algo que contribui bastante no processo de emagrecimento. O mau colesterol também pode ser combatido com o consumo de Ômega 3.

Mas não vale se empolgar e consumir em grande quantidade. Lembre-se que ele é uma gordura, e em excesso pode acabar prejudicando o corpo. Para saber a quantidade ideal que atenda ao seu metabolismo, recomenda-se procurar um nutricionista.

Outros benefícios do Ômega 3

Para começar, ele é um excelente anti-inflamatório, e ajuda a melhorar o sistema imunológico. É bom para memória, por isso é associado à boa capacidade de aprendizado. Influencia no equilíbrio da pressão arterial, sendo ótimo para o coração. Tem ação antioxidante, o que ajuda a manter as células do corpo saudáveis. Para mulheres grávidas, é excelente para a formação saudável do bebê.

Alimentos que tem Ômega 3

Peixes de águas salgadas e geladas, como o salmão, sardinha, atum e arenque, são ricas fontes de Ômega 3. Para os vegetarianos há boas opções também, como as sementes de linhaça e de chia, as algas marinhas e as nozes. Há alimentos industrializados que apresentam enriquecimento com Ômega 3, mas as quantidades encontradas neles são muito pequenas.

Suplementos de Ômega 3

Quando a dieta com alimentos não é possível, ou não é feita com quantidades suficientes dos alimentos, os suplementos em cápsulas podem ser incluídos na rotina. Uma das primeiras coisas que se deve observar nesse processo é a presença do certificado IFOS  (International Fish Oil Standards Program), que garante que o produto é puro e livre de mercúrio e outros metais pesados.

Uma boa dica é observar a embalagem. A forma de acondicionamento das cápsulas é muito importante, portanto vidros transparentes não são interessantes para a conservação delas. Fuja deles. Geralmente um preço mais alto justifica um produto de mais qualidade quando se trata de suplementos de Ômega 3, mas o investimento vale a pena quando se trata de sua saúde.

Acompanhamento nutricional

Para saber a quantidade ideal de Ômega 3 para você, e o que vai atender melhor ao ser organismo, se consulte com um nutricionista. Esse(a) profissional saberá avaliar a melhor quantidade com mais precisão do que as bulas dos suplementos.