(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Cólica intestinal: o que pode ser?

Cólica intestinal: o que pode ser?

Os distúrbios e problemas que acontecem no trato digestivo e intestino afetam milhares de pessoas ao redor do mundo. São patologias que acontecem por causas distintas, como hábitos ruins, má alimentação e baixa ingestão de vitaminas e nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Neste material você vai tirar suas dúvidas sobre um problema comum e que faz parte das questões citadas acima. Prossiga com a leitura e entenda sobre a cólica intestinal.

Entenda mais sobre a cólica intestinal

A cólica intestinal é uma dor de leve a  moderada que acontece no “pé da barriga” ou difusamente pelo abdome, provocando incômodos.

Sucede, em grande parte dos casos, por alimentação inadequada, gases intestinais e baixa ingestão de fibras. Mas além desses fatores, o problema também surge em função de doenças e infecções, ou pode ser o sintoma isolado de alguma patologia no intestino.

Possíveis causas

As questões que podem causar prisão de ventre, gases ou diarreia, também tendem a originar as cólicas intestinais.

Pode ser causada por:

Não beber água com constância

A água é fundamental para umidecer o bolo fecal, o que facilita a passagem das fezes pelo intestino. A falta de água no organismo pode provocar a cólica.

Comer além do necessário

Comer em excesso pode alterar diretamente as contrações do intestino, além de causar espasmos, ocasionando assim a cólica intestinal.

Fermentação dos alimentos

Alguns alimentos, como grão de bico, repolho e refrigerantes podem causar gases intestinais, resultando em cólica.

Doenças e problemas que podem causar a cólica intestinal:

Infecção intestinal

Motivada por alimentos “pesados” demais e/ou contaminados. Além da cólica, a infecção tende a causar diarreia.

Doença de Chron

Pode gerar a cólica e outros problemas, como sangue nas fezes, cansaço, perda de peso, diarreia e dor constante. Quando o caso é mais grave, o problema pode ocasionar até desnutrição  .

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável não é considerada uma doença, e sim uma desordem no funcionamento do intestino. Em função do problema é comum ocorrer distensão abdominal, cólica, presença de muco nas fezes e até diarreia.

Diverticulose

É a presença de divertículos – que são pequenas saculações – no intestino grosso. O problema surge em função do aumento da pressão no interior do intestino que impulsiona a sua parte mais interna – mucosa – para o exterior. A patologia origina as cólicas e pode cursar com complicações em pacientes com constipação intestinal.

Diverticulite

Quando o divertículo  fica inflamado temos a chamada diverticulite. O principal sintoma é a cólica intestinal, além da distensão e febre nos casos mais complicados.

Como tratar?

Nos casos de enfermidades, é fundamental que o portador busque por auxílio de um médico especialista. Tratando a causa do problema, a cólica tende a cessar.

Nos casos de cólica intestinal em função de falta de água, de nutrientes ou alimentação incorreta, mudanças nos hábitos podem ser suficientes para resolver os incômodos. A pessoa pode buscar por auxílio de um nutricionista para elaborar uma dieta específica.
Dado relevante: se as cólicas forem recorrentes, não hesite em buscar pelo médico. Lembre-se que elas podem ser sintomas de problemas graves de saúde.

Cuidar de você é a maior prioridade do CCD. Desenvolvemos conteúdos informativos para garantir que você entenda bem as questões do seu corpo e saiba a importância de buscar por auxílio médico para ter mais saúde sempre.
Se o conteúdo cessou possíveis dúvidas, compartilhe nas suas redes sociais para informar outras pessoas. Até o próximo conteúdo!