(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Endocrinologista: qual a importância dele para o tratamento da obesidade?

Endocrinologista: qual a importância dele para o tratamento da obesidade?

A obesidade é um problema sério e que afeta uma série de pessoas ao redor do mundo. O problema nada mais é do que o acúmulo excessivo de gordura no corpo. Apesar de ser um assunto extremamente comum e falado, ainda é um tema bastante complexo e que exige muita atenção. Em função da complexidade do assunto é indispensável que ao falar sobre, ou buscar um tratamento para a obesidade, um Endocrinologista faça parte da conversa, já que ele possui uma importância grande para o tema. Você vai entender mais sobre isso ao longo do conteúdo. Prossiga com a leitura e tire suas dúvidas.

Informações relevantes sobre a obesidade

Antes de saber a importância do Endocrinologista no tratamento desse problema, é essencial cessar possíveis dúvidas sobre a obesidade em si.

O diagnóstico da obesidade pode ser feito de maneira simples e rápida: através de um cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea). É uma fórmula matemática que indica magreza, normalidade, sobrepeso ou obesidade.

Apesar de ser útil para diagnosticar obesidade, o IMC não avalia o estado nutricional do paciente. Para isso é importante buscar por auxílio médico profissional.

Causas da obesidade

Já as causas da obesidade incluem o desequilíbrio entre queima de calorias e consumo. Se a pessoa consome mais calorias do que o necessário – e transforma isso em um hábito – é normal que ela desenvolva a obesidade. Mas apesar desse fator, não é possível apontar um único culpado. A obesidade pode ter outras causas, incluindo causas ambientais, comportamentais, sociais e até genéticas.

Além do mais, fatores como sedentarismo, má alimentação, distúrbios hormonais e metabolismo lento estão entre os principais catalisadores de obesidade.

A importância do Endocrinologista no processo de emagrecimento do paciente com obesidade

A melhor forma de lidar, e resolver a obesidade, é através de um tratamento multidisciplinar, com uma atuação conjunta de vários especialistas, como educador físico, psicólogo, nutricionista e endocrinologista.

De modo mais direto, o Endocrinologista é o médico mais habilitado para acompanhar o paciente obeso durante o processo de emagrecimento.  

Quando o paciente descobre que está com obesidade, alguns passos são tomados pelo Endocrinologista. Primeiro ele avalia se há uma causa para o ganho de peso e quais são os riscos que o problema pode ocasionar na saúde desse paciente.

Ele poderá alertá-lo sobre todos os malefícios que a obesidade pode trazer ao organismo, com base na história, fatores sobre a vida do paciente e doenças que podem ter atingido familiares.
Já durante o processo de emagrecimento ele irá ponderar a necessidade e também a possibilidade de medicação para o tratamento do problema.  

Outro ponto extremamente importante e que cabe ao Endocrinologista é avaliar a indicação do tratamento cirúrgico da obesidade, analisando riscos e benefícios.

O CCD sabe que a obesidade é um problema sério e que deve ser visto como tal, por isso contamos com diversas especialidades que podem cuidar do problema como um todo, além do médico Endocrinologista. Se o conteúdo cessou suas dúvidas, compartilhe nas suas redes sociais e informe outras pessoas. Até o próximo conteúdo.