Como exercitar os músculos do Assoalho Pélvico?
O Assoalho Pélvico é um conjunto de músculos, fáscias e ligamentos que funcionam como uma espécie de rede, e tem como funções sustentar os órgãos das cavidades abdominais e pélvicas (útero, bexiga, próstata, intestino e reto), manter a continência urinária, fecal e de gases, e auxiliar na função sexual, além de funcionar como um canal de passagem durante a relação sexual, o parto normal, defecar e urinar.
O enfraquecimento desses músculos pode causar incontinência urinária, fecal, de gases, prolapso (“queda”) de órgãos e ainda prejudicar a vida sexual.
Como exercitar os músculos do assoalho pélvico?
Para evitar que esses músculos enfraqueçam e para aumentar sua força e resistência, é importante o seu treinamento. Eles funcionam como qualquer outro músculo do corpo, e dessa forma, se não forem exercitados, podem enfraquecer e ocasionar disfunções urinárias, intestinais e/ou sexuais.
Alguns exercícios de contração podem auxiliar nesse fortalecimento muscular, mas antes é importante entender bem como deve se proceder essa ação:
Os exercícios de fortalecimento se baseiam na contração da musculatura. A contração é a força contrária à de evacuar, é a força que fazemos para segurar os gases, as fezes e a urina. O movimento é de apertar o ânus e a vagina, no caso das mulheres, e puxar essa musculatura para dentro, como se fosse um elevador subindo do ânus para a região do umbigo.
O que pode ajudar?
Alguns exercícios simples podem ajudar a iniciar esse treinamento e podem ser feitos diariamente:
- Contração rápida
Contraia a musculatura e relaxe logo em seguida. Repita o movimento 10 vezes.
- Contração sustentada
Contraia a musculatura, segure a contração por 5 segundos e relaxe por 10 segundos. Repita o movimento 10 vezes.
- Ponte associada à contração da musculatura do Assoalho Pélvico
Deitado, com os pés apoiados, contraia a musculatura do Assoalho Pélvico, eleve o quadril e sustente por 10 segundos. Abaixe o quadril e relaxe a musculatura do Assoalho Pélvico. Repita o movimento 10 vezes.
É importante salientar que, durante os exercícios, as contrações sejam feitas apenas com os músculos do Assoalho Pélvico. Evite contrair abdômen e glúteo, fazer força para fechar a perna e prender a respiração.
O ideal é procurar um fisioterapeuta pélvico para que a prescrição dos exercícios seja individualizada e personalizada para a sua necessidade. O fisioterapeuta avaliará sua musculatura e indicará os exercícios mais apropriados.
É muito importante que se procure orientação profissional