(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Tire suas dúvidas sobre a Colonoscopia

Tire suas dúvidas sobre a Colonoscopia

Ao se consultar com um médico coloproctologista, conforme for a queixa apresentada, ele pode solicitar um exame chamado Colonoscopia, para saber dar o melhor diagnóstico para o paciente, ou para fazer a retirada de micro caroços (pólipos) identificados. Entenda melhor o que é a colonoscopia e fique bem informado e preparado, caso precise realizar o exame.
A colonoscopia é um exame em que é visualizado o  interior do intestino grosso e da parte final do intestino delgado. O pedido do exame de colonoscopia costuma ser feito quando o médico deseja aprofundar a investigação das queixas dos pacientes, naqueles com mais de 50 anos de idade, para pacientes com história familiar de câncer colorretal ou de pólipos dentre outros.

Como é feita a colonoscopia?

O exame consiste na introdução de um tubo, chamada colonoscópio, que é inserido no ânus, passando pelo canal anal até alcançar os intestinos. O colonoscópio é um tubo flexível, que possui uma câmera, uma fonte de luz e um canal de trabalho, por onde são feitas biópsias e retirados os pólipos, quando existentes.

O tempo normal de duração do exame é de cerca de 30 minutos. Durante todo o tempo o paciente fica sedado, deitado lateralmente, com as pernas levemente dobradas. O procedimento é feito pelo coloproctologista,  um ou dois auxiliares de enfermagem e um médico anestesiologista, responsável pela sedação.

Além de fazer as imagens do órgão, em determinado momento o colonoscópio insufla uma certa quantidade de ar, com o objetivo de descolar as paredes do cólon para visualizá-lo melhor.  Essa alteração é momentânea e logo volta ao estado inicial.

Dói realizar o procedimento?

Por se tratar de um procedimento por via anal, muitas pessoas ficam preocupadas em sentir dor durante ou depois da realização do exame. Os pacientes podem ficar tranquilos em relação a isso, pois a sedação inicial não permite que se sinta dor enquanto o colonoscópio está sendo administrado.

Após o exame, é possível que se sinta cólicas e liberação de gases, por conta da insuflação realizada ao longo do processo.

Preparação

Para que o exame cumpra seu objetivo de visualizar bem o intestino, o paciente deve fazer um preparo, no dia anterior e também no mesmo dia, que será indicado pelo médico de acordo com o perfil do paciente.

Ele consiste em uma etapa alimentar, que envolve uma dieta com muitos líquidos e alimentos leves e sem gorduras, uma etapa que envolve medicamentos e, por fim, jejum antes da realização da colonoscopia. O médico orientará os momentos certos para cada etapa.

Pós exame

Após o exame, é normal que o paciente fique em observação por mais 30 minutos, até o término da sedação. É obrigatório que ele saia na clínica somente acompanhado, e que caminhe para ajudar a  liberar o gás que esta no interior do intestino que foi insuflado durante o exame.

Para garantia de um exame tranquilo e feito pelos melhores profissionais, escolha uma clínica com boas referências. Em Brasília, o Centro de Cirurgia Digestiva (CCDDF) é a melhor opção para realizar o seu procedimento.
  • oscar silbiger

    Prezado Dr.

    Imagine presentear pacientes e amigos com livro retratando assunto da sua especialidade, reunindo textos e imagens.
    Certamente a iniciativa fortalecerá vínculos construídos ao longo dos anos, sendo ferramenta de fidelização e geração de novos pacientes, pois a obra será compartilhada com familiares e conhecidos.
    Posso elaborar o conteúdo com a sua autoria (ghost-writer), pois tenho 37 anos de experiência retratando trajetórias pessoais, familiares e corporativas, inclusive no universo médico.
    O trabalho será desenvolvido com agilidade e custo razoável, podendo prestar uma homenagem inesquecível, inclusive póstuma.
    Estou à disposição para mais informações.
    Obrigado e até breve!

    (19) 99217-7849

    http://www.vidaescrita.com.br