Você sabe o que é plicoma anal?
O plicoma anal nada mais é do que uma espécie de protuberância ou excesso de pele localizada na parte externa do ânus. É um problema pouco conhecido e, muitas vezes, é confundido com as hemorroidas por quem não conhece a diferença entre ambos. Sendo assim, para diminuir de uma só vez as dúvidas sobre o plicoma anal, acompanhe o conteúdo de hoje do CCD. Boa leitura.
Entenda o plicoma anal
O plicoma anal é caracterizado por uma protuberância que aparece na pele da região anal, conforme conversamos acima. É confundida com as hemorroidas, mas diferente delas (que causam uma série de incômodos ao portador), não possui nenhum sintoma associado, exceto em determinados casos.
Nestes casos, a pessoa pode apresentar prurido, dificuldade de higienização e episódios de inflamação no local.
O que fazer para evitar o agravamento do problema?
Para evitar a inflamação ou outros problemas no plicoma anal, é importante:
- Evitar o uso do papel higiênico para realizar a limpeza anal. O ideal é, para garantir a saúde da região, lavá-la com água e sabão neutro após a evacuação;
- Evite manipular o plicoma anal. Ao notá-lo você deve buscar o médico para saber se é necessário realizar a remoção.
- Não segure a vontade de evacuar, já que este hábito pode causar grandes problemas no intestino;
- Evite distrações durante a evacuação, como mexer no celular ou ler um livro. Essas distrações podem fazer você ficar por mais tempo sentado no vaso sanitário, o que aumenta a pressão na região e causa uma série de doenças e problemas intestinais.
Informações relevantes
É importante deixar claro que o plicoma em si não causa desconfortos e problemas, não oferecendo perigo ao portador. Mas se a pessoa apresenta outra patologia na região, é fundamental tratar o plicoma para que ele não cause nenhum desconforto ou complicação.
Outra informação que é importante deixar claro é que os plicomas podem apresentar tamanhos diversos, que vão desde poucos milímetros até poucos centímetros. Sendo assim, o tratamento varia de acordo com o tamanho, uma vez que o incômodo pode ser maior quando o plicoma possui um tamanho maior.
Se além do plicoma a pessoa apresentar alterações na mucosa, como verrugas ou suspeita de tumoração, é fundamental conversar com o médico para realizar exames específicos e tratar o problema de forma exata.
Esperamos que nosso conteúdo de hoje tenha te ajudado a entender mais sobre esse tema. Se deseja ler outros materiais relevantes, como este, continue acompanhando o nosso blog. Até o próximo conteúdo.