Presença de sangue no vômito: acompanhe as possíveis causas
A presença de sangue no vômito é sempre uma urgência médica. A hematêmese é o termo médico usado para definir esse sinal. Entenda ao longo do conteúdo quais são as condições que apresentam o sangue no vômito e o que deve ser feito.
Como acontece o sangue no vômito?
A presença de sangue no vômito pode ocorrer por diversos fatores, sendo eles relacionados a órgãos constituintes do trato gastrointestinal, que envolvem a garganta, o esôfago e o estômago. O diagnóstico da hematêmese é clínico e a pesquisa da causa é feita através de exames, como a endoscopia, que pode avaliar a integridade do trato gastrointestinal alto.
Quais são as causas do problema?
É importante deixar claro que quando o problema ocorre por um grande período, pode acabar ferindo pequenos vasos da garganta e região. Isso pode piorar visivelmente o quadro, e é indispensável ser relatado tais fatos ao médico.
Além do mais, em crianças a presença de sangue no vômito pode ser por fatores mais simples, como ter engolido um dente de leite, uma pequena hemorragia que escorre do nariz para a garganta, muita tosse e até mesmo ingestão de medicamentos mais fortes.
Principais causas:
Gastrite
Nesses casos a inflamação do estômago pode resultar na destruição da mucosa gástrica, com isso, pode apresentar sintomas como dores e também a presença de sangue no vômito.
Sangramento nasal
Quando o sangramento nasal possui uma intensidade grande, a pessoa pode chegar a engolir sangue e eliminá-lo por meio do vômito.
Úlceras
Quando o paciente apresenta úlcera, além de dor forte e sensação de náusea, a pessoa pode apresentar vômito com sangue.
Esofagite
A esofagite corresponde a uma inflamação causada no esôfago. Acontece em função do refluxo gástrico, onde o ácido do estômago acaba chegando ao esôfago e causando certas lesões, que podem também resultar em sangramento expelido em forma de vômito.
Câncer
Tumores na região do esôfago e o estômago podem causar o vômito com a presença de sangue.
Informações úteis:
- O tratamento só pode ser indicado por um médico especialista, e vai depender da causa do sangramento.
- Ao notar a menor quantidade de sangue no vômito, não hesite. Buscar o médico imediatamente é fundamental para o bom tratamento do problema.
O que achou do nosso conteúdo de hoje? Continue acompanhando nossas postagens no blog e entenda mais sobre assunto do trato intestinal, nutrição, gastroenterologia e muito mais. Até o próximo conteúdo.