Quais são os principais fatores de risco da retocolite ulcerativa?
A retocolite ulcerativa (RCU), ou também conhecida apenas por colite, é um tipo de doença inflamatória intestinal crônica, que não é contagiosa e que pode causar inflamações no intestino grosso. É um problema considerado sério e, desta forma, entender os principais fatores de risco pode ser fundamental para evitar problemas e complicações. Por isso, para entender mais, prossiga com a leitura do nosso conteúdo de hoje.
Informações importantes sobre a retocolite ulcerativa
A colite ulcerativa pode surgir em qualquer idade, mas de modo geral, começa antes dos 30 anos, entre 14 e 24 anos. É considerado mais raro as pessoas que têm seu primeiro ataque entre os 50 e os 70 anos.
Ao contrário da doença de Chron, esta é uma doença que não afeta diretamente a espessura da parede do intestino e também é considerado raro afetar o intestino delgado. A retocolite ulcerativa costuma acometer o reto e o fim do intestino grosso (sigmoide) e pode se estender de forma total ou parcial pelo restante do intestino.
Sintomas
Os sintomas do problema costumam surgir quando ocorrem crises. Essas crises podem ser graves ou repentinas, causando uma série de questões, como diarreia aguda e intensa (geralmente apresentando muco e sangue), dor abdominal, perda de apetite, anemia, febre alta e, em certos causas, pode causar a inflamação do revestimento da cavidade abdominal. Ou seja, quando as crises do problema ocorrem a pessoa tende a ficar profundamente doente. Outra informação relevante é que é os episódios das crises podem durar algumas semanas ou alguns dias.
E quais são os fatores de risco da retocolite ulcerativa?
Como você leu acima, é um problema sério e que pode causar diversos incômodos ao portador. Além de diversos sintomas, é um problema que pode surgir por uma série de fatores variados, que incluem:
Histórico familiar da doença
Se você possui alguém na família que apresentou a retocolite ulcerativa, é fundamental buscar um médico para realizar rastreamento, uma vez que o histórico familiar pode interferir na doença.
Outros fatores incluem ascendência judaica Ashkenazi e idade entre 15 e 30 anos.
Vale ressaltar que as possíveis causas do problema ainda são consideradas desconhecidas, embora existam uma série de estudos sugerindo que a doença aconteça em função de um desequilíbrio do sistema imunológico, onde ele passa a atacar o próprio organismo.
Deixamos claro que se o paciente apresentar qualquer um dos sintomas citados acima, é indispensável buscar por um médico especialista para saber qual a causa. Nunca busque por automedicação ou indicação de terceiros. Lembre-se sempre que sua saúde é prioridade. Até o próximo conteúdo.