Prisão de ventre e medicação: qual a relação entre eles?
A prisão de ventre ou intestino preso é uma questão bem conhecida e comum. Mas mesmo sendo tão falada, ainda existem hoje uma série de causas desconhecidas pelos portadores da prisão de ventre, como o uso de certos tipos de medicamentos.
Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, separamos um compilando explicando o tema. Prossiga com a leitura.
Entenda a prisão de ventre
Conhecida por prisão de ventre ou também por intestino preso, a constipação intestinal nada mais é do que um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade para evacuar.
Deixamos claro que não existe um padrão que categorize a prisão de ventre. Em alguns casos, a pessoa pode evacuar apenas 3 vezes por semana, em outros pode chegar até 12 vezes. Sendo assim, deixamos claro que para categorizar a prisão de ventre, o importante é que o paciente busque por um médico para ter o diagnóstico exato do problema.
Prisão de ventre e medicação
Como citamos acima, é uma doença comum. Desta forma, existem uma série de fatores que podem causar a prisão de ventre, como o sedentarismo, dieta pobre em fibras, consumo excessivo de alimentos industrializados. Além dessas causas, está o uso excessivo de certas medicações. Neste caso, é fundamental entender ao certo quais são estes medicamentos. Acompanhe abaixo:
Antidepressivos
Os antidepressivos são recomendados para tratar uma série de transtornos, como a própria depressão, ansiedade, transtorno de pânico, entre outros. Chamados por antidepressivos tricíclicos, eles podem ser causadores da constipação intestinal.
Uma das explicações é que esse tipo de medicamento afeta diretamente a transmissão dos nervos para que o intestino funcione de forma correta.
A indicação é que se você toma esse tipo de medicamento, converse com o seu médico especialista para saber se a constipação é por este motivo ou se é necessário buscar por um Coloproctologista para descobrir a causa exata.
Antiácidos
Os antiácidos são feitos com hidróxido de magnésio que, normalmente, costumam prender o intestino.
Desta forma, ao ser receitado com esse medicamento, converse com seu especialista para descobrir se ele pode causar este problema em você.
Uso indevido de laxantes
Existem alguns tipos de laxantes apáticos que podem irritar as mucosas intestinais e causar alguns problemas nos nervos que comandam o intestino. Quando isso acontece, o medicamento acaba causando dependência na pessoa, e quanto mais a pessoa usa o medicamento, mais ele causa problema no intestino, ocasionando alguns fatores no corpo, como a prisão de ventre, por exemplo.
Neste caso, o indicado é que a pessoa use o laxante apenas quando for indicado por um profissional.
Analgésicos
Analgésicos chamados opióides – que equivalem à morfina – são conhecidos também por causar a constipação intestinal. O indicado é que, se o paciente já apresenta a constipação intestinal, converse com o médico.
Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre o assunto. Para continuar acompanhando outros conteúdos informativos, acesse nossas redes sociais. Até o próximo conteúdo.