O que o uso excessivo de laxantes pode causar ao corpo?
Com a popularização dos medicamentos, é muito comum conhecermos pessoas que buscam, por conta própria, por remédios para diminuir a prisão de ventre e incômodos intestinais. Estamos falando dos conhecidos laxantes. Seja para diminuir dores, diminuir a própria prisão de ventre ou até mesmo para “desintoxicar” o corpo, eles são buscados frequentemente.
Mas você sabia que o hábito de usar laxantes pode ser extremamente prejudicial para a saúde? Para entender quais são os malefícios e o que deve ser levado em consideração sobre o assunto, prossiga com a leitura do material de hoje do CCD!
Os laxantes
Os laxantes são medicamentos utilizados para estimular os movimentos intestinais e favorecer a evacuação e a eliminação das fezes pelo ânus, seja atraindo líquido para o interior da alça ou causando algum tipo de irritação na mesma.
Pode ser recomendado, por um especialista, para tratar alguns problemas e doenças. Porém, quando é consumido “fora de controle” e em quantidade desregular, pode ser prejudicial à saúde, causando inclusive a dependência. Essa dependência pode ocasionar uma série de patologias e o organismo pode passar a funcionar apenas com o remédio.
Os malefícios do uso irregular do laxante
Além do que citamos acima, é importante deixar claro o que pode acontecer quando a pessoa utiliza muito laxante, como:
1- Agravamento da prisão de ventre
Quando a pessoa está sem defecar por muitos dias, as fezes podem se tornar muito ressecadas, piorar ou aumentar as chances de doenças, como as fissuras e hemorroidas, por exemplo.
Se a pessoa apresentar constantemente a prisão de ventre, a recomendação é buscar por um médico para descobrir quais são as causas e ter um tratamento adequado para o quadro.
A automedicação e o uso constante de laxantes pode fazer com que o intestino aprenda a trabalhar apenas com o remédio, funcionando apenas com o estímulo da medicação. Sendo assim, em hipótese alguma busque por laxantes sem uma opinião médica.
2- Prejudicar a absorção de outros medicamentos
Além de causar mal ao intestino, o uso frequente dos laxantes pode fazer com que o corpo tenha problemas em absorver outros tipos medicamentos para tratar outras patologias.
3- Problemas em outros órgãos
O excesso dos laxantes pode causar também os problemas em outros órgãos. É comum acontecer problemas renais e/ou cardíacos em função da eliminação de eletrólitos que são importantes para o funcionamento dos mesmos, como as vitaminas e o cálcio.
Principais contra-indicações
Além de tudo o que conversamos até aqui, é importante deixar claro que os laxantes não são indicados para mulheres grávidas e pessoas que apresentam vômitos e náuseas, uma vez que o remédio pode aumentar a desidratação e causar outros incômodos, dores e, até mesmo, doenças.
Deixamos claro, mais uma vez, que para evitar problemas e dores o ideal é que você agende uma consulta e converse com um especialista. Para agendar a sua consulta com o CCD DF, basta clicar aqui. Até o próximo conteúdo.