Muco nas fezes: o que pode ser?
A presença de muco nas fezes muitas vezes é ignorada pelo paciente. Em certos casos, as pessoas acreditam que apenas a alimentação pode ter feito a alteração na aparência das fezes. Mas diferente disso, esse muco pode significar diversas problemas e até mesmo infecções. Acompanhe nosso conteúdo e entenda o assunto.
Muco intestinal: o que é?
O muco intestinal é produzido naturalmente pela mucosa do intestino. Acontece como uma secreção gelatinosa, amarelada ou branca, produzida diretamente pelo cólon. O objetivo principal é proteger e também lubrificar o trajeto das fezes, facilitando a sua eliminação. Dentro da normalidade do organismo, a quantidade é considerada pequena, o que muitas vezes não é nem visível a olho nu.
Quando acontece em grandes quantidades, é sinal de que há algum tipo de alteração no intestino, e nesses casos, é fundamental buscar o médico.
Entenda o muco nas fezes
Como você acompanhou, quando há presença de muco nas fezes é sinal de alguma alteração direta no intestino, que pode significar problemas como:
- Doenças inflamatórias intestinais, como Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn;
- Síndrome do intestino irritável;
- Grandes hemorroidas externas;
- Fissura anal;
- Proctites infecciosas, como herpes e sífilis anorretal;
- Doença celíaca;
- Prolapso de mucosa retal;
- Diverticulite aguda;
- Entre outros.
O que deve ser levado em consideração?
Ao perceber alguma secreção mucosa nas fezes ou escorrendo pelo ânus, é fundamental marcar uma consulta com o Coloproctologista.
Além da presença de muco, o paciente pode apresentar:
- Gases;
- Sangue nas fezes;
- Dor abdominal;
- Febre;
- Diarreia;
- Urgência evacuatória;
- Odor anormal nas fezes;
- Alteração na coloração das fezes.
É importante não ignorar a presença de muco nas fezes. Lembre-se que o corpo dá sinais de que algo está errado e esses sinais não podem ser deixados de lado. Cuide-se e garanta saúde e bem-estar para o seu corpo. Conte com os nossos profissionais.
Até o próximo conteúdo!