Mitos e verdades sobre amigdalite
A amigdalite é uma doença considerada infecciosa que atinge diretamente as amígdalas, que são órgãos de defesa contra as infecções que surgem no fundo da garganta.
É considerado um problema bastante comum , e existem diversos mitos e verdades sobre o tema. Sendo assim, para te manter informado(a), o CCD desenvolveu este conteúdo.
Prossiga com a leitura do material e tire suas dúvidas sobre essa doença. Boa leitura.
Entenda a amigdalite
É uma doença que pode ser causada por vírus ou por bactérias.
Geralmente é um problema transmitido por gotículas expelidas pela tosse de uma pessoa contaminada, através do espirro ou pelo compartilhamento de objetos, como copos, por exemplo.
Principais mitos e verdades sobre amigdalite
A amigdalite causada por vírus é a menos frequente
Mito. Esse tipo de amigdalite, e não a bacteriana, é mais frequente em todas as faixas etárias.
Os sintomas da doença são variados
Verdade. Os principais sintomas são: febre alta, mau hálito, falta de apetite, dor na garganta, dificuldade de engolir, rigidez no pescoço, dor de ouvido e, em certos casos, gânglios no pescoço e na mandíbula.
O tratamento é variado em função do tipo de amigdalite
Verdade. Nas amigdalites bacterianas, geralmente é necessário uso de antibiótico, o que não ocorre nas virais.
Tomar bastante líquido pode ajudar a prevenir o problema
Verdade. O consumo de bastante líquido, além de auxiliar na prevenção da amigdalite, pode auxiliar na prevenção de uma série de doenças.
Mesmo retirando as amígdalas, a pessoa pode apresentar dores na garganta
Verdade. Esse fator acontece porque a retirada das amígdalas não impede a pessoa de ter uma faringite e uma laringite, e essas podem levar à dor de garganta.
Esperamos que nosso conteúdo de hoje tenha te ajudado a cessar possíveis dúvidas. Para mais informações, continue acompanhando o nosso blog e acompanhe também as nossas redes sociais. Até o próximo conteúdo.