Esta bebida indiana ajuda a emagrecer e a melhorar a digestão
Tendência entre as bebidas saudáveis, o leite de ouro – também conhecido como Haldi Doodh ou leite de cúrcuma – já conquistou o cardápio das musas fitness. Isso porque a mistura de leite, gengibre, cúrcuma (ou açafrão-da-terra), óleo de coco e pimenta ajuda na digestão e desinflama o organismo. E os benefícios não param por aí. Descubra outros motivos para você apostar na bebida medicinal, que há séculos é utilizada na Índia:
1. Melhora a digestão
Essa raiz (também conhecida como açafrão-da-terra) é rica em curcumina – pigmento amarelo com alto poder anti-inflamatório e antioxidante -, faz bem para a pele, protege o fígado, facilita a digestão das proteínas e regula o metabolismo. Estudos recentes mostram que o condimento ajuda a combater gases, inchaço e indigestão. Já o gengibre, outro ingrediente presente na bebida, é ótimo para controlar náuseas e dores de estômago. Duas substâncias são responsáveis pela ação termogênica dessa raiz: gingerol e sogaol. Com isso, ela impede a formação de gases e acalma o organismo.
2. Ótima opção de lanchinho pós-treino
Se um copo de leite quente com açafrão-da-terra não soa atraente, experimente colocar um pouco de gelo, ou melhor, use-o como base para umsmoothie pós-treino. Como a cúrcuma é um agente anti-inflamatório natural, ela ajuda a aliviar a dor nas articulações e nos músculos, que acontecem após a malhação. Além disso, o gengibre é anti-histamínico e anti-inflamatório, ou seja, diminui a dor e combate a inflamação.
3. Blinda gripes e resfriados
O gengibre estimula as nossas células de defesa e controla a produção de substâncias inflamatórias. Dois estudos americanos recentes mostraram ainda que a raiz possui a capacidade de inibir o crescimento de células cancerosas no intestino e no ovário.
4. Ajuda a emagrecer
A cúrcuma (ou açafrão-da-terra) apresenta um alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Por isso, é capaz de combater as gordurinhas teimosas. Além disso, ela ainda oferece a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura.