Faringite: entenda o que é, como acontece e como tratar o problema
A faringite é considerada uma afecção respiratória que causa bastante dor ao portador. No início do problema pode ser confundida com uma gripe, o que dificulta que as pessoas busquem por um especialista logo no surgimento. Em função disso, a doença tende a se tornar mais incômoda e é só aí que o paciente busca pelo médico.
Desta forma, vamos te explicar hoje quais são os sintomas e as causas da faringite para facilitar que você identifique o problema e busque pelo médico o quanto antes. Boa leitura.
Entenda o que é a faringite
Como explicamos no início do conteúdo, a faringite é uma doença considerada respiratória e que possui dois tipos. É considerada um dos vários distúrbios que podem surgir na região da garganta.
É muito mais comum no inverno, em função do ar seco e da aglomeração maior de pessoas em ambientes fechados, como em metrôs e ônibus por exemplo, que facilitam a entrada de bactérias e vírus pelas vias aéreas.
Tipos de faringite
O problema é dividido por dois tipos, sendo eles a bacteriana e viral. Entenda mais sobre cada um dos tipos:
Faringite bacteriana
Como o nome já diz, este é um tipo que surge em função do contato com certas bactérias. É causada principalmente pela bactéria Streptococcus pyogenes, que é conhecida por estreptococo do grupo A. Além disso, esse tipo também pode surgir em função de DST’s, como a gonorreia.
Esse tipo específico necessita de um tratamento próprio realizado com antibióticos receitados pelo otorrinolaringologista.
Faringite viral
A faringite viral é considerada a mais comum entre os dois tipos. É causada pela infecção de um vírus na faringe. O tratamento também deve ser recomendado por um médico, mas é tratada de maneira mais simples do que a bacteriana.
Principais sintomas
Os sintomas podem ser confundidos com outras inflamações na região da garganta. Porém, a dor pode ser mais aguda conforme o passar do tempo, facilitando o reconhecimento do problema.
Dentre os principais sintomas estão:
- Voz abafada e/ou rouca;
- Dificuldades para falar e/ou engolir os alimentos e saliva;
- Dor – que pode ser moderada ou aguda;
- Garganta seca.
Em casos mais graves também pode apresentar nódulos no pescoço, febre e dor na face
O que deve ser levado em consideração?
-
- Não realize a automedicação, afinal é difícil identificar ao certo qual o tipo de faringite e os medicamentos são distintos para cada um;
- Durante o tratamento, o médico vai recomendar repouso e o aumento do consumo de água. Tais recomendações são fundamentais para o bom resultado do tratamento, e por isso devem ser seguidas.
- Não realize a automedicação, afinal é difícil identificar ao certo qual o tipo de faringite e os medicamentos são distintos para cada um;
O conteúdo te ajudou a entender mais sobre a faringite? Esperamos que tenha sido útil para você. Se deseja ler outros conteúdos informativos como este, continue acompanhando o nosso blog. Criamos materiais semanalmente. Até o próximo conteúdo.