Gastrite crônica: entenda o que é, como acontece e a classificação da doença
A gastrite crônica é um dos tipos mais comuns de gastrite. Pode surgir por vários fatores, como infecções e uso prolongado de medicamentos. Normalmente, é um problema que persiste por mais de três meses e costuma apresentar uma evolução lenta e muitas vezes assintomática. Prossiga com a leitura e entenda mais sobre o assunto.
A gastrite crônica
A gastrite crônica ocorre em função de uma inflamação da mucosa gástrica. É bem comum em pessoas que possuem doenças auto-imunes, que fazem uso constante de certos tipos de medicamentos, que consomem álcool ou são fumantes, já que todos esses fatores podem levar a inflamação do estômago.
Quando o problema não é tratado corretamente, pode levar ao desenvolvimento de úlceras no estômago, que é um problema ainda mais grave.
Sintomas comuns
Os sintomas da doença podem variar de pessoa para pessoa. De modo geral, o diagnóstico é feito por um gastroenterologista que além de verificar os sintomas informados pelo paciente, solicita exames específicos que permitem visualizar as paredes internas do estômago, onde é possível identificar a presença de bactérias na região.
Dentre os sintomas comuns estão:
- Perda de apetite;
- Dor constante no estômago;
- Barriga inchada e dolorida;
- Digestão lenta;
- Eructação frequente;
- Vômitos e enjoos;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar geral;
- Sangramento no estômago;
- Sensação de queimação.
Classificação da gastrite crônica
O problema pode ser classificado de acordo com a inflamação e também em função da parte do estômago afetada, podendo ser:
Gastrite crônica leve (ou superficial)
Essa é a classificação mais leve do problema, que é quando a doença atinge apenas uma parte do estômago. Em grande parte dos casos, essa parte é a externa e, por isso, é considerada a fase inicial do problema.
Gastrite crônica moderada (ou atrófica)
Nessa classificação, o estômago está bem comprometido.
Atrofia gástrica
Ocorre quando o problema é considerado grave e em fase final, onde a parede do estômago está “destruída”.
Quando a gastrite crônica é classificada em função da parte do estômago afetada, apresenta:
Gastrite crônica antral
Nesse caso a parte final do estômago foi afetada. Acontece, normalmente, em função da infecção pela bactéria H. Pylori.
Gastrite crônica no corpo do estômago
Como o próprio nome já fiz, esse tipo de gastrite atinge a área central do estômago. Pode acontecer por causas variadas, como em função de certas reações do sistema imune do organismo.
Informação complementar: para cada classificação da gastrite crônica o gastroenterologista pode indicar um tipo de tratamento.
Esperamos que você tenha entendido mais sobre a gastrite crônica e a importância de tratar o problema ao notar qualquer um dos sintomas citados. Para entender sobre os outros tipos de gastrite, você pode baixar um material completo e gratuito desenvolvido pelo CCD com diversas informações sobre todos os tipos de gastrite. Para isso, basta clicar aqui! Até o próximo conteúdo.