A Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são consideradas as principais doenças inflamatórias intestinais. Ambas são também consideradas crônicas e, muitas vezes, acabam confundindo os pacientes sobre as principais diferenças e sintomas de ambas. Por isso, desenvolvemos o conteúdo de hoje. Vamos te ajudar a entender as principais diferenças e características de cada uma das doenças. Acompanhe.
Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa
Embora tenham bastante semelhanças, existem diferenças importantes que caracterizam as doenças e que devem ser pontuadas para que não restem dúvidas.
Entenda ambas doenças:
Doença de Crohn
A doença de Crohn é considerada uma doença inflamatória intestinal. Pode acontecer em qualquer localização do trato digestivo, ou seja, pode acontecer desde a região da boca até o ânus, mas ainda assim ataca principalmente a região dos intestinos, grosso e delgado.
É uma patologia que se manifesta cedo, normalmente antes dos 30 anos de idade e pode afetar o corpo de maneira espaçada, ou seja, a inflamação pode afetar várias áreas.
Uma das principais características da Doença de Crohn, é que ela tende a apresentar áreas saudáveis entre as áreas que estão inflamadas.
Retocolite Ulcerativa
A Retocolite Ulcerativa é uma doença que, diferente da Doença de Crohn, afeta apenas o cólon e reto.
A lesão costuma ser contínua, onde acomete apenas a mais superficial camada da mucosa do intestino, o que acaba formando úlceras na área afetada.
Principais diferenças entre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa
DOR
Doença de Crohn: geralmente ocorre na região inferior direita do abdômen.
Retocolite Ulcerativa: geralmente ocorre na região inferior esquerda do abdômen.
SANGRAMENTO
Doença de Crohn: não é comum durante a evacuação.
Retocolite Ulcerativa: pode acontecer durante a evacuação.
APARÊNCIA DA REGIÃO AFETADA
Doença de Crohn: as paredes das áreas afetadas são mais espessas.
Retocolite Ulcerativa: paredes das áreas afetadas são mais finas e possuem uma inflamação contínua.
Principais semelhanças
- Homens e mulheres são igualmente afetados em ambas doenças;
- Alguns sintomas são comuns nas duas doenças, como dor abdominal, fadiga, perda de peso e diarreia;
- Podem ocorrer em qualquer idade, mas são mais comuns em adolescentes e adultos;
- As causas são desconhecidas, mas existem fatores ambientais e genéticos que podem contribuir para o desenvolvimento das doenças.
É importante deixar claro que ambas doenças ainda não tem cura, mas com um tratamento correto e algumas mudanças no estilo de vida é possível minimizar os danos e reduzir os sintomas. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais para informar outras pessoas sobre o tema. Até o nosso próximo conteúdo!