Coloproctologia: o que faz o médico dessa especialidade?
A Coloproctologia é uma especialidade médica bastante antiga e já no antigo Egito há referências a ela. Mesmo assim, por vergonha, pudor ou desinformação muitas pessoas exitam bastante na hora de procurar pelo auxílio desse médico.
Vamos explicar um pouco mais sobre o Coloproctologista e os sintomas que você deve ficar atento para saber se é ou não a hora de buscar por esse profissional. Acompanhe o post de hoje! Boa leitura.
O que é exatamente o Coloproctologista?
Para cessar todas as dúvidas de uma só vez, acompanhe o que é o médico dessa especialidade.
O Coloproctologista é um especialista que trata problemas no intestino grosso, delgado, ânus e reto. Além do mais, está habilitado a realizar cirurgias anais e intestinais.
É um médico fundamental para tratar uma série de problemas que vão desde hemorróidas até as neoplasias do cólon e reto além de estar habilitado para fazer exames endoscópicos – Videocolonoscopia e Retossigmoidoscopia.
Proctologia ou Coloproctologia?
Uma questão extremamente comum é a dúvida em relação aos termos acima. Antigamente, a especialidade de Coloproctologia era conhecida por Proctologia, onde o objeto de estudo era o tratamento dos distúrbios da região do ânus e do reto. Mas essa área ampliou e evoluiu e agora também inclui o estudo e tratamento de doenças do intestino delgado e grosso, sendo referido agora apenas pelo termo Coloproctologia.
Doenças tratadas por essa especialidade: quais são?
Existem alguns distúrbios e doenças que podem afetar diretamente o reto, ânus e também o intestino. Esses problemas são tratados por um Coloproctologista. Alguns desses problemas são:
- Doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa, entre outras;
- Câncer de reto;
- Câncer de intestino;
- Infecções causadas por bactérias, vírus e parasitas;
- Tumores benignos do reto, ânus e intestino;
- Distúrbios funcionais, como a síndrome do intestino irritável;
- Diarreias crônicas;
- Constipação intestinal;
- Abscessos anais;
- Hemorróidas;
- Incontinência anal;
- Fístulas anorretais;
- Pólipos intestinais;
- Fissuras anais;
- DSTs, como sífilis e condilomas;
- Entre outras.
Quando procurar por um Coloproctologista?
É fundamental que você entenda bem os sintomas e saiba a hora de buscar pelo Coloproctologista.
Principais fatores que indicam a necessidade de buscar por esse médico:
- Dificuldade de evacuar;
- Cólica ou dor abdominal constantes;
- Sangramento anal;
- Alteração no ritmo intestinal;
- Diarreia crônica;
- Dor ao evacuar;
- Prisão de ventre – constipação intestinal;
- Histórico familiar de câncer no intestino.
Ao notar qualquer alteração nas áreas informadas ou algum dos sintomas citados, busque imediatamente o médico para tratar. Independente da idade, histórico médico do paciente ou sexo, somente o diagnóstico feito pelo especialista pode indicar qual a doença afeta o paciente e qual é o melhor tratamento.
Se você precisa de um Coloproctologista, entre em contato com os médicos do CCD, marque uma consulta. Para ler outros conteúdos informativos como esse, continue acompanhando nosso Blog!