Tire suas dúvidas sobre o Câncer de Estômago
Conhecido também por câncer gástrico, os tumores que surgem no estômago são considerados graves e aparecem como quinto lugar na incidência entre as mulheres, e em terceiro entre os homens (INCA).
O câncer de estômago tende a atingir qualquer parte do órgão. É iniciado, normalmente, por uma úlcera, mas pode acontecer por outras causas como você vai acompanhar ao longo do conteúdo.
Prossiga com a leitura e cesse suas dúvidas.
Entenda o Câncer de Estômago
É importante entender que na maioria dos casos de câncer de estômago ele tende a se desenvolver sem causar nenhum sintoma aparente na fase inicial. Com isso, o diagnóstico costuma ser feito quando o problema está em uma fase avançada. Desta forma, é extremamente importante prestar atenção a toda e qualquer sintoma.
Tipos de câncer de estômago
Existem 3 tipos histológicos:
- Adenocarcinoma, que corresponde a 95% dos casos;
- Linfoma, que está presente em 3% dos casos;
- Leiomiossarcoma, presente em 2%.
Como você viu, o adenocarcinoma é o tipo mais comum e é um tipo maligno que acomete células secretoras, e surge em qualquer região do organismo. Já o linfoma é um tipo considerado mais específico, que afeta apenas as células do sistema linfático .
Por sua vez o leiomiossarcoma é um tumor que afeta diretamente os tecidos que dão origem aos músculos .
Sintomas comuns
Como já falamos acima, os sintomas podem não surgir em alguns casos. Quando surgem, podem incluir:
- Azia constante;
- Dor frequente no estômago e região;
- Grande fraqueza e/ou cansaço;
- Sangue nas fezes;
- Náuseas;
- Vômito com ou sem sangue;
- Emagrecimento sem nenhum motivo aparente;
- Prisão de ventre ou diarréia;
- Sensação de estômago cheio.
- Anemia
É fundamental lembrar que tais sintomas também estão presentes em outras patologias.
Sendo assim, ao notar qualquer mudança no organismo, é indispensável procurar ajuda de um especialista. Em hipótese alguma faça o autodiagnóstico ou tome algum tipo de medicamento sem prescrição médica, já que esse fator pode agravar o problema.
Existem riscos?
Além da infecção pela bactéria H. Pylori e o consumo de conservantes, existem outros fatores de risco que devem ser levados em consideração, como:
- Cirurgias ao estômago;
- Motivos genéticos;
- Gastrite crônica e/ou úlcera mal tratada;
- Histórico de anemia perniciosa, atrofia gástrica ou acloridria.
O câncer do estômago tende a ser mais comum em pessoas com mais de 55 anos e afeta mais o sexo masculino.
Informações relevantes
- O tratamento do câncer no estômago é feito da mesma forma que os outros tipos de câncer, cirurgia , quimioterapia e radioterapia dependendo do caso.
- O diagnóstico é feito através de exames, como endoscopia e biópsia, tomografia computadorizada e ultrassonografia endoscópica;
- Faça exames de rotina e cuide do seu corpo como um todo. Essa é uma das melhores formas de cuidar do organismo e garantir saúde.
Para ler outros conteúdos relevantes, continue acompanhando o nosso Blog. E se você cessou possíveis dúvidas sobre o câncer de estômago, compartilhe nas suas redes sociais para informar outras pessoas.