ABSCESSO E FÍSTULA ANORRETAL
Definição
Abscesso anal é uma cavidade em que se forma secreção purulenta (pus) na região anal ou vizinhança. Em geral, é causado pela infecção de pequenas glândulas existentes no interior do canal anal. Alguns podem também ser originados de uma fissura anal infectada e também pela presença de corpo estranho no reto ou canal anal( espinhas de peixe, ossos de galinha ou outro tipo de corpo estranho).
A fístula anorretal se caracteriza por um trajeto comunicando o canal anal à margem do ânus. Esse trajeto passaria despercebido se não fosse a drenagem de secreção purulenta através de um ou mais orifícios nesta região, ou a dor quando ocorre obstrução do mesmo.
A fístula anorretal ocorre frequentemente como resultado de um abscesso que se formou nesta região. A secreção purulenta contida dentro do abscesso é eliminada, naturalmente ou com ajuda de tratamento médico, dando lugar à formação de uma fístula anal, que é o resultado final da cura de um abscesso desta região. A fístula, portanto, comunica a região interna do canal anal ou reto até a pele da região externa do períneo ou nádegas. Não é uma complicação do tratamento e sim uma evolução natural da condição. É um problema que exige avaliação e tratamento especializado para sua cura. Não é sempre que um abscesso desta região produz uma fístula e, por isto, não se pode prever quando um abscesso irá formar uma fístula, podendo ocorrer em cerca de metade ou mais dos casos de abscesso anal. Outra causa comum de fístula anal são a Doença de Crohn, Tuberculose e Doenças Inflamatórias Intestinais…
Não raro, as fístulas já formadas podem novamente infectar formando um novo abscesso. Podem ser simples ou complexas de acordo com o seu tamanho, trajeto e a presença ou não de doença de base(causa específica) associada (Crohn, Tuberculose, DSTs).
Principais Sintomas
- Drenagem de secreção purulenta (pus);
- Dor local;
- Prurido (coceira);
- Dificuldade para evacuar;
- Sangramento;
- Formação do abscesso (febre e calafrios).
Diagnóstico
O diagnóstico é simples de ser feito, um exame adequado da região anal e anuscopia (exame do interior do canal anal) pode identificar a glândula doente, com palpação do trajeto fistuloso. Em alguns casos o trajeto pode não ser palpável, os orifícios internos ou externos podem ser múltiplos e a glândula doente não ser identificada, o que denominamos de Fístulas Complexas. O que torna mandatório uma investigação mais cuidadosa com colonoscopia e/ou exames de imagem (Ressonância Nuclear Magnética e ou Ecografia Endorretal).
Tratamento
Os abscessos podem comprometer o estado geral do indivíduo e o tratamento mais indicado é a drenagem cirúrgica associado à antibioticoterapia. Em alguns casos o abscesso se rompe e drena espontaneamente. O tratamento cirúrgico é realizado através de uma incisão que elimina as secreções, o que alivia em muito a dor provocada pela pressão existente dentro
do abscesso, na grande maioria dos casos é feito em ambiente hospitalar. Pacientes portadores de diabetes, leucemias e outras doenças que levam à deficiência imunológica necessitam de cuidados especiais pela gravidade e rapidez com que a infecção pode evoluir.
O tratamento convencional das fístulas é cirúrgico e consiste na abertura do trajeto fistuloso (fistulotomia) ou ressecação do mesmo (fistulectomia). O tamanho e o tipo da cirurgia dependerá do tipo da fistula e necessita sempre da avaliação do Coloproctologista. Em alguns casos, é aplicado um cordão de fio cirúrgico ou de algodão chamado sedenho, com o objetivo de poupar o músculo esfíncter interno do ânus de ser seccionado
Nossos diferenciais:
Deixe seus dados que entraremos em contato em até 24 horas:
CONVÊNIOS
AFFEGO
AMIL
ASETE (ASTE)
BACEN
BRB SAÚDE
BRADESCO
CAEME-GO
CAESAN
CAMED
CASEC (CODEVASF)
CASEMBRAPA
CASSI
ELETRONORTE (E-VIDA)
EMBRATEL – DEMAIS PLANOS
FACEB
FAPES (BNDES)
FASCAL
FUSEX
GAMA SAÚDE
GDF SAÚDE (INAS)
GRAVIA
INFRAERO
LIFE EMPRESARIAL SAÚDE
MEDISERVICE
NOTRE DAME
OMINT
PETROBRAS PETRÓLEO
PLAN ASSISTE (MPDFT)
PLAN ASSISTE (MPF)
PLAN ASSISTE (MPM)
PLAN ASSISTE (MPT)
PROASA
SAÚDE CAIXA
SERPRO
STF – MED
SIS (SENADOR)
STJ
STM (PLAS/JMU)
TJDFT
TRE
TRF
TRT
TST-SAÚDE
UNAFISCO (SINDIFISCO)