Que o corpo da mulher modifica completamente após o parto, você já sabe. Mas após o nascimento do bebê, grandes mudanças também ocorrem, afinal o corpo precisa voltar ao ponto que estava antes da gestação e ela ainda ainda alimentar o bebê. Por isso, para garantir um pós-parto tranquilo e confortável, é fundamental que a mulher tenha hábitos saudáveis e, claro, uma alimentação também saudável.
Para deixar claro a importância do que citamos acima, prossiga com a leitura e acompanhe o conteúdo de hoje do CCD.
Alimentação saudável no pós-parto
Em média, uma alimentação saudável no pós-parto deve conter 400 calorias a mais do que a mulher já estava habituada a comer antes da gestação. Este é um fator considerado bastante relevante, já que a mulher precisa de energia e alimentos a mais para garantir uma boa produção de leite.
Além do mais, é fundamental que a mulher tenha cuidado com os excessos na alimentação, uma vez que todos os nutrientes consumidos chegarão até o bebê através da amamentação.
Quando a mãe consome alimentos que não são recomendado pode causar uma série de complicações no bebê, como cólicas, por exemplo.
O que deve ser consumido?
Para garantir tanto uma boa recuperação no pós-parto, evitando complicações pós-cirúrgicas, quanto dores e inflamações, é fundamental manter uma dieta específica para o tipo físico e metabolismo da mãe. Para tal, o recomendado é buscar por um nutricionista para ter uma dieta balanceada, regada de vitaminas e nutrientes necessários.
De modo geral, uma alimentação saudável no pós-parto deve conter alimentos ricos em água, principalmente frutas, proteínas e alimentos ricos em vitamina C, já que todos eles contribuem para a recomendação da mãe e para a boa nutrição da criança.
O que deve ser evitado?
As restrições alimentares devem ser seguidas de acordo com o recomendado pelo nutricionista. É fundamental seguir a risca tudo o que for passado, uma vez que todos os nutrientes são importantes para garantir uma boa recuperação.
Mas é essencial evitar alimentos com muita gordura e, claro, evitar o consumo de álcool, uma vez que este hábito pode trazer prejuízos diversos.
Se você está no período do pós-parto ou conhece alguém que está, entre em contato com o CCD e agende sua consulta com nossa nutricionista. E para mais informações, continue acompanhando o nosso blog. Até o próximo conteúdo.