CIRURGIA PARA ENDOMETRIOSE
Endometriose é a presença de tecido endometrial fora do útero, e é causa importante de dor pélvica e infertilidade. Geralmente é acompanhada ambulatorialmente pelo ginecologista. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, sendo que a idade, a condição hormonal e o desejo de gravidez interferem na conduta a ser tomada.
O envolvimento intestinal da endometriose ocorre em 5 a 10% dos casos, acometendo mais frequentemente a região retossigmoidiana. O reto e o cólon sigmoide juntos são responsáveis por 70% a 93% de todas as lesões endometriais intestinais.
O intenso comprometimento da pelve feminina causado por essa patologia exige do coloproctologista uma estratégia cirúrgica que minimize a agressão de estruturas nobres, e a violação ou fragmentação do endometrioma propriamente dito.
Quando há indicação de cirurgia em casos de endometriose, esta é geralmente realizada por videolaparoscopia. Neste caso, devido ao exposto anteriormente, a paciente é assistida por uma equipe multidisciplinar, que inclui ginecologistas e coloproctologistas.