(61) 99214-9954

(61) 3272-0016

contato@ccddf.com.br

Verrugas no ânus? Pode ser HPV – Condiloma. Saiba como identificar e tratar

Verrugas no ânus? Pode ser HPV – Condiloma. Saiba como identificar e tratar

Os sintomas começam com um desconforto, um prurido (coceira) na região anal. É possível que ocorra sangramento, de acordo com o caso, bem como dor, apesar deste não ser um sintoma padrão. Em seguida, pode-se notar verrugas no ânus, e nas regiões vizinhas. Mas pode ser também que elas não sejam notáveis com tato, e sejam percebidas apenas com observação visual cuidadosa. Esses sintomas indicam o Papiloma Vírus Humano, mais conhecido pela sigla HPV ou Condiloma.

Esta é a DST (Doença Sexualmente Transmissível) mais comum, e mais incidente na faixa de etária de 17 a 33 anos, o que não impede que ocorra em outras idades também.

Como é transmitido o HPV?

O HPV é uma doença causada por um vírus, que passa de um indivíduo contaminado a outro por contato íntimo direto, com sexo vaginal e anal. Há casos em que o vírus é transmitido mesmo sem penetração, em caso de sexo oral ou contato manual na região íntima. O compartilhamento de itens como toalhas e roupas íntimas usadas por pessoas portadoras do HPV também pode levar ao contágio, mas as taxas ocorrências nesse caso são bem menores do que pelo sexo.

Nem sempre as verrugas vão se manifestar nos primeiros dias de contágio, podendo o vírus ficar no organismo da pessoa por 2 ou 3 meses até finalmente se manifestar. As mulheres tendem a apresentar verrugas mais frequentemente que os homens após o contágio.

Tratamento para HPV

Uma vez que as verrugas são identificadas, os tratamentos indicados vão de aplicação de remédios tópicos, como ácido tricloroacético, podofilina ou imiquimod, até cirurgia, em caso mais graves, como quando há verrugas não visíveis no canal anal.

Há também a vacina quadrivalente para HPV, que ajuda a evitar que a doença volte a se manifestar, ou que se manifeste de forma mais atenuada, bem como vacinas de prevenção, disponibilizadas pelo governo para públicos específicos. É recomendado que pacientes diagnosticados com HPV façam testes para outras DSTs.

Quem procurar em caso de suspeita?

O profissional indicado para diagnosticar e tratar as verrugas anais é o Coloproctologista, que atende a problemas de saúde que envolvem o ânus, reto e intestinos delgado e grosso. No atendimento, ele poderá fazer o exame físicos, solicitar os exames de laboratório pertinentes e indicar o tratamento a depender do caso.

Prevenção

O sexo seguro sempre será a melhor forma de prevenção, tanto do HPV quanto de outras DSTs, portanto é importante sempre usar o preservativo. O risco de infecção pelo HPV aumenta quanto maior for o número de parceiros.

Ao identificar qualquer um dos sintomas e desconfortos citados no começo do texto, não deixe de procurar um médico Coloproctologista para fazer o diagnóstico e tratamento o quanto antes. Conte com os profissionais do CCDF para sua avaliação e solução do seu problema.