(61) 9161-2873

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Os sintomas do câncer de intestino podem variar de acordo com a localização dele? Descubra

Os sintomas do câncer de intestino podem variar de acordo com a localização dele? Descubra

O câncer de intestino pode demorar a apresentar os sintomas, o que é um dos motivos de frisarmos tanto a importância da prevenção. Além disso, eles podem variar de acordo com a localização do câncer dentro do intestino, fazendo com que as pessoas associem, muitas vezes, os sintomas a outros tipos de doenças. Sendo assim, cesse de uma só vez suas dúvidas sobre os sintomas. Prossiga com a leitura do material de hoje do CCD. Boa leitura.

Os sintomas do câncer de intestino

Como citamos, os sintomas podem variar muito de acordo com a localização dele. Mas antes de citar os principais sintomas, deixamos claro que os sintomas considerados ‘sistêmicos’, como a diminuição do apetite, perda de peso sem motivo aparente e a fraqueza, podem estar presentes em grande parte dos casos, logo, demandam bastante atenção.

Outros sintomas alarmantes que devem ser levados em consideração:

– Dor abdominal;
– Presença de anemia;
– Alterações no hábito intestinal.

Localização do câncer e sintomas

Veja quais são os sintomas em função da localização do câncer. 

Lesões localizadas no reto

Quando as lesões estão localizadas no reto podem ocasionar um sangramento nas fezes (que pode ser de leve a intenso) com sangue vermelho vivo, fezes em fita (quando possuem o calibre diminuído), sensação de evacuação completa e dor ao evacuar.

Lesões localizadas no cólon direito

Quando as lesões estão localizadas no cólon direito podem ocasionar dor abdominal (de leve a intensa), sangue nas fezes e fezes fétidas e enegrecidas.


É válido ressaltar que esse tipo de câncer pode ser assintomático, logo, a prevenção nestes casos é ainda mais fundamental.

Lesões localizadas no cólon esquerdo

Quando as lesões estão localizadas no cólon esquerdo podem ocasionar dor abdominal, sangue nas fezes (vermelho vivo) e alteração clara do hábito intestinal. 

Com todas as informações citadas fica claro a importância do diagnóstico precoce. Citamos também que ao notar qualquer um dos sintomas citados, que o paciente não demore ao buscar o médico. Lembre-se que juntos podemos garantir uma vida longe do câncer de intestino. O Setembro Verde CCD acabou, mas a prevenção deve ser realizada durante todo o ano. Até o próximo conteúdo.