(61) 9161-2873

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Você sabe identificar os sintomas de infecção intestinal?

Você sabe identificar os sintomas de infecção intestinal?

A infecção intestinal pode surgir de 30 minutos a 3 dias após o consumo de um alimento contaminado, seja ele por bactérias, fungos ou também vírus. Assim como a infecção estomacal, é um problema que requer cuidados básicos para evitar o agravamento da questão. Ao longo do nosso conteúdo de hoje você vai entender os sintomas e o que fazer para tratar a infecção intestinal. Boa leitura.

Entenda a infecção intestinal

As infecções intestinais são nada mais que, como o próprio nome diz, uma infecção causada pela presença de algum agente nos tecidos intestinais. Esse agente (patogênico) pode ser qualquer tipo de microorganismo que causa doença na região, como parasitas, fungos, vírus e bactérias.

Podem entrar no corpo de diversas formas, como pela ingestão de alimentos e água contaminados. Pode acontecer também por higiene inadequada. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente cerca de 2 milhões de crianças no mundo morrem por conta de doenças que causam diarréia aguda, como a infecção intestinal, por exemplo.

Além do mais, idosos, crianças e pessoas com sistema imunológico mais fracos podem apresentar a tendência de contrair o problema. Desta forma, é fundamental que esse grupo tome cuidados redobrados, buscando o médico ao notar qualquer mudança no organismo.

Como acontece o diagnóstico?

A infecção intestinal é um problema que, muitas vezes, é negligenciado pelo portador. Isso acontece já que grande parte das pessoas acredita ser apenas uma diarreia simples e não busca por auxílio médico.

Mas em casos mais graves – ou quando o paciente percebe que o problema é mais sério -, o diagnóstico normalmente é feito através de exames e relatos do paciente.

E os sintomas, quais são?

Os sintomas podem surgir em até 72 horas após a contaminação e podem durar cerca de 4 dias – conforme o tipo de contaminação e a causa da mesma.

Dentre os principais sintomas estão:

  • Náuseas;
  • Febre e calafrios;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Cólica;
  • Dor nos músculos – principalmente na região abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Mal-estar.

Informações relevantes:

– O tratamento varia em função do agente que causou o problema. Desta forma, cada tipo de infecção pode ser tratada de uma maneira. Mas de modo geral, inclui repouso, hidratação e medicamentos específicos;
– Em hipótese alguma busque pela automedicação. Lembre-se sempre de que você pode apenas esconder os sintomas e tornar a doença mais grave futuramente.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco sobre esse problema que atinge grande parte da população. Se foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e informe outras pessoas sobre o assunto. Até o próximo conteúdo!