(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Principais sintomas da endometriose intestinal: conheça quais são

Principais sintomas da endometriose intestinal: conheça quais são

A endometriose intestinal é um problema sério e que necessita de diagnóstico rápido, já que muitas vezes é preciso de intervenção cirúrgica para reverter o quadro.
Para entender ao certo o que é, como acontece e quais são os principais sintomas, acompanhe o nosso conteúdo de hoje.

O que é a endometriose intestinal?

Antes de saber os principais sintomas, é importantíssimo entender ao certo o que é o problema.
d
A endometriose intestinal é uma doença na qual o endométrio, que é um tecido que reveste a parte  interna o útero, se desenvolve ao redor das paredes do intestino. Por conta disso, o funcionamento do intestino é alterado e causa uma série de problemas e dores, especialmente durante a menstruação.

Como você leu acima, é normalmente resolvida através de cirurgia, feita para reduzir a quantidade que está fora da cavidade uterina. No entanto, existem casos onde o tecido não espalhou, e de modo geral  a doença apresenta pouco ou nenhum sintomas. Quando isso acontece, o tratamento é feito de maneira mais simples e não é necessário realizar intervenção cirúrgica, apenas o uso de medicamentos pode resolver a questão.

Quais são os principais sintomas?

Para auxiliar no reconhecimento do problema, conheça os principais sintomas:

  • Dor abdominal intensa – principalmente durante o ciclo menstrual;
  • Sangramento pelo ânus durante a menstruação;
  • Vômitos e náuseas;
  • Presença de sangue nas fezes;

Os sintomas podem variar de mulher para mulher. Algumas podem apresentar apenas um dos sintomas, enquanto outras apresentam todos.
Em alguns casos os sintomas não são relacionados a menstruação e, por isso, é importante realizar exames intestinais para ter um diagnóstico exato do problema.

Como é realizado o diagnóstico?

Para ter o diagnóstico da doença, o médico pode solicitar alguns exames de imagem, como ecografia transvaginal e ressonância nuclear magnética da pelve além da videocolonoscopia,  ambas podem permitir visualizar o tecido endometrial que pode estar aderido ao intestino e também aparecer em outras áreas e órgãos adjacentes.

O problema pode causar alguma complicação?

Um fato importante sobre a endometriose é que, mesmo após a retirada do tecido endometrial de localização anômala, novos depósitos podem ocorrer.
Dessa forma, é essencial seguir realizando exames regulares para verificar se a doença retornou ou não. O tratamento é sempre multidisciplinar e envolve Ginecologistas e Coloproctologistas.

É importante citar também que em grande parte dos casos as mulheres que apresentam a endometriose intestinal podem apresentar a endometriose no útero e anexos ( trompas, ovários), o que pode causar uma série de sequelas e até mesmo a dificuldade de engravidar.

É importante relembrar que ao notar qualquer um dos sintomas citados, o médico deve ser buscado de maneira imediata.
Se o conteúdo cessou suas dúvidas, compartilhe nas suas redes sociais e informe outras pessoas. Para saber mais sobre o CCD, acompanhe o nosso Site, Blog, Facebook e Instagram. Até o próximo conteúdo.