(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Prurido anal: quais são as possíveis causas?

Prurido anal: quais são as possíveis causas?

O prurido anal é um problema considerado relativamente frequente e que pode causar incômodos para quem apresenta este sintoma. Pode acontecer por causas distintas, e é sobre isso que vamos conversar hoje no nosso blog.

Prossiga com a leitura e cesse possíveis dúvidas.

O que é o prurido anal?

O prurido  é um problema caracterizado por um “comichão” que acontece à volta da região anal. Resulta em uma coceira constante e extremamente incômoda. Pode surgir mais comumente após uma defecação ou durante a noite.

O atrito causado na região em decorrência da coceira extrema pode piorar consideravelmente os sintomas e até mesmo causar ferimentos na área.
Em função desse fator, é extremamente importante entender as possíveis causas do problema para tratá-lo da melhor forma, já que o sintoma corriqueiro da doença pode atrapalhar a qualidade de vida do portador.

Quais são as possíveis causas do problema?

Entender as causas é uma das melhores formas de prevenir para  que o prurido anal não aconteça. Apesar de ser um problema que pode ter como causa várias doenças específicas, como a fissura anal, constipação, diabetes, hemorroida e diarreia, grande parte dos pacientes não apresentam alterações muito significativas. De modo geral, apresentam alterações cutâneas.

Causas comuns:

  • Diarreia crônica;
  • Higiene anal inadequada, que pode aumentar o risco de resíduos fecais que causam irritação e também a coceira;
  • Higiene anal frequente com papel higiênico, que pode ocasionar ferimentos e também a coceira;
  • Infestação por vermes e parasitas;
  • Intolerância a alguns tipos de alimentos;
  • Alergias locais;
  • Dermatites – atrófica ou hipertrófica;
  • Infecções bacterianas.

Importante ressaltar: apesar das causas citadas acima, um dos fatores mais comuns do prurido anal é o uso de papel higiênico e roupas íntimas de tecidos sintéticos.

Outro ponto essencial e que deve ser lembrado é que ao notar qualquer modificação no corpo, bem como alguns dos problemas citados ou somente o prurido anal, o médico deve ser consultado. Em hipótese alguma busque a automedicação ou siga informações de terceiros. Somente um especialista pode tratar o problema de forma exata, evitando complicações futuras.

Informações úteis sobre o prurido anal

  • Se o problema for acompanhado de dor ou sangramento, é indispensável buscar por um médico de maneira imediata;
  • Nunca use certos tipos de produtos na região anal, como perfume, álcool ou corantes. Esses produtos podem causar irritações locais e, consequentemente, o prurido anal;
  • Mantenha a região sempre  limpa, mas com bastante cuidado para evitar atritos; Evite o uso do papel higiênico, ele na maioria das vezes somente espalha a sujeira, use a ducha higiênica.
  • A diarreia crônica é uma das causas mais comuns do problema. Em função disso, é indispensável tratar as causas, bem como cuidar da higiene anal ao evacuar;
  • Para mais informações sobre a questão, converse com um médico especialista. Essa é a melhor forma de entender mais sobre o problema e evitar as causas do mesmo.

Esperamos que o conteúdo acima tenha cessado suas dúvidas sobre o prurido anal. Se o conteúdo foi útil para você, compartilhe com outras pessoas para informá-las sobre o problema. Até o próximo conteúdo do CCD!