(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Como a endocrinologia ajuda no processo de emagrecimento?

Como a endocrinologia ajuda no processo de emagrecimento?

O peso ideal faz parte dos sonhos de muitas pessoas e também do cotidiano de algumas delas, que apostam nas mais diferentes dietas para emagrecimento, com ou sem orientação profissional. Mas nem todas as pessoas sabem que, além do nutricionista, que é o profissional indicado para ajudar a mudar o peso através da alimentação, o médico Endocrinologista pode contribuir nesse processo também. Nesse texto você entenderá como é a atuação da Endocrinologia na busca por emagrecimento.

Auxílio no processo de emagrecimento

O ganho de peso em geral é associado aos hábitos alimentares das pessoas, e certamente é um fator importante. Porém, há situações em que o aumento do peso se dá em função de distúrbios hormonais que desequilibram as funções do organismo, e é aí que entra o Endocrinologista. O papel dele é analisar estas situações e tratar da melhor maneira, afim de devolver a qualidade de vida.

A disfunção mais associada ao peso é o Hipotiroidismo (fazer link com o texto sobre hipotireoidismo). Ele ocorre quando a glândula tireoide, localizada na parte anterior  do pescoço, está com baixa ou nenhuma produção dos hormônios que cabem a ela. Como ela é responsável pela regulação do metabolismo, a falta dos hormônios em quantidade certa afeta diversas funções fundamentais, dentre elas a queima de calorias e eliminação dos resíduos, que impacta diretamente no acúmulo de massa e de líquidos no corpo.

O que deve ser levado em consideração?

A partir de exames, o Endocrinologista identifica o nível dos hormônios, compara com a normalidade e indica o melhor tratamento para o caso que identificou. Se for hipotireoidismo, tratamentos de reposição hormonal podem regularizar o funcionamento do metabolismo. Outras doenças que podem ser diagnosticadas pelo Endocrinologista ligadas à alimentação são: diabetes, hipertensão e o  colesterol elevado.

O Endocrinologista também é capacitado para receitar medicamentos controladores de apetite e reguladores que venham a contribuir na perda de peso e trabalhem em harmonia com o organismo.

O mais recomendado para alcançar o emagrecimento e ter uma perda de peso com qualidade e saúde é unir as duas especialidades em função de uma dieta perfeita para o seu corpo: a Endocrinologia e a Nutrição. No Centro de Cirurgia Digestiva do DF (CCDDF) você conta com especialistas nas duas áreas, para  que você tenha assistência completa e multidisciplinar  na mesma clínica e facilite mais a sua vida.