(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Alimentos importantes para a prevenção do câncer de intestino

Alimentos importantes para a prevenção do câncer de intestino

Como você já sabe, setembro é o mês de conscientização sobre o câncer de intestino. Além do diagnóstico precoce e dos exames de rotina, alguns fatores são importantes e podem auxiliar na prevenção do problema, como manter uma alimentação saudável e regular. E é sobre isso que vamos conversar hoje!
Acompanhe nosso conteúdo e entenda quais são os alimentos importantes para a prevenção do câncer de intestino!
Boa leitura.

Alimentação saudável

Não só para a prevenção do câncer do intestino, mas para manter o corpo saudável, livre de incômodos e doenças, é fundamental manter uma alimentação saudável, regular e rica em fibras, vitaminas e nutrientes necessários para o organismo.

Por se tratar de um problema que envolve o trato digestivo, é ainda mais importante prestar atenção na alimentação na hora de prevenir o câncer de intestino, uma vez que o que você consome tem contato direto com o  intestino e pode auxiliar a desencadear problemas nesta região.
Uma pesquisa realizada pelo jornal britânico British Journal of Cancer mostrou que aproximadamente 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos em mulheres poderiam ser evitados com hábitos saudáveis, o que inclui diretamente a alimentação e a prática de atividades físicas.

Alimentos importantes para a prevenção do câncer de intestino

Antes de falar dos alimentos em si, é importante citar alguns fatores. O desenvolvimento do câncer pode ser combatido pela alimentação de duas formas:

  • A primeira é não consumindo em excesso substâncias consideradas cancerígenas, como o caso de frituras em excesso, embutidos e alimentos industrializados;
  • A segunda forma é inserindo à dieta alimentos que possuem substâncias que são consideradas anticancerígenas – ou também conhecidas por antitumorais – que podem evitar o aparecimento de câncer.

Dentre esses alimentos estão:

Chá Verde

O chá verde é muito conhecido por quem faz dieta, mas não é importante apenas para isso. É uma bebida rica em antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do câncer.

Frutas vermelhas e roxas

Essas frutas são ótimas para prevenir o câncer de cólon. Alguns exemplos de frutas vermelhas e roxas são: morango, açaí, cerejas naturais, uvas pretas e framboesa.

Cenoura

A cenoura contém uma substância conhecida por carotenoide, que atua diretamente no combate a radicais livres – que em excesso podem levar a mutações celulares que originam o câncer.

Couve-flor, brócolis e repolhos

Ambos são fontes de nutrientes e vitaminas que podem ajudar de maneira direta na prevenção do câncer de cólon.

Peixes – Salmão, atum e sardinha

Esses tipos de peixes são importantíssimos na prevenção do câncer de cólon. Um dos principais motivos é a riqueza em ômega-3.

Feijão e soja

Esses grãos são fortes aliados na prevenção do câncer de intestino. Além disso, possuem uma ampla diversidade de tipos, o que torna o consumo ainda mais rico.

Gengibre

O gengibre possui duas substâncias importantes para a prevenção do câncer, sendo elas o 6-shogaol e o gingerol, que induzem a morte das células tumorais.

O conteúdo te ajudou a entender mais sobre os alimentos que podem prevenir o câncer de intestino? Compartilhe o material nas suas redes sociais para informar seus amigos e familiares.
Setembro Verde CCD: Juntos podemos combater o câncer de intestino! Até o próximo conteúdo.