(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Prevenção de câncer de intestino: o que pode ajudar?

Prevenção de câncer de intestino: o que pode ajudar?

Como você acompanhou, falaremos durante o mês de setembro sobre o câncer de intestino. O Setembro Verde é um mês de conscientização, alerta e prevenção de câncer de intestino, e por isso, é fundamental entender ao certo o que pode ajudar e o que deve ser levado em consideração.

Prossiga com a leitura do conteúdo de hoje e entenda mais sobre o assunto.

O câncer de intestino

O câncer de intestino é um dos tipos de tumores mais presentes na população em geral, sendo um dos 10 tipos mais comuns no Brasil. Diante disso, é importante prestar atenção nas ações preventivas. É fundamental também conhecer os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de câncer de intestino, como ter casos na família, história de pólipos, tabagismo, portadores de  doença de Crohn ou retocolite ulcerativa com mais de 10 anos de evolução,  alimentação não balanceada dentre outras.

E o que é importante entender sobre a prevenção?

A prevenção é indispensável para todos, mas é ainda mais relevante quando a pessoa possui alguns dos fatores de risco citados.
De modo geral, a prevenção deve ser feita para evitar o surgimento do câncer e também para ter uma detecção precoce.

É importante que as pessoas com fatores de risco presentes façam exames de rotina e consultas.
Além do mais, é prioridade que busquem o médico ao notar certos sintomas, como:

  • Sangramento retal;
  • Mudanças do hábito intestinal;
  • Cansaço e fraqueza extrema;
  • Presença de muco nas fezes;
  • Anemia;
  • Dor abdominal.

É essencial ressaltar que o diagnóstico precoce é também indispensável para garantir a cura do problema.

A colonoscopia como prevenção

A colonoscopia é considerada fundamental para detectar precocemente o câncer de intestino quando ele já existe no paciente, e para prevenir também, já que permite que a identificação e a retirada de pólipos antes que o mesmo se torne um tumor maligno.

É importante entender que a pessoa que possui casos de doenças de intestino em parentes de primeiro grau, o exame deve começar a ser realizado 10 anos antes do aparecimento do primeiro caso. Quem não possui, pode começar a realizar o exame aos 45 anos.
É um exame rápido, seguro e  que pode ajudar a salvar vidas!

Hábitos que podem auxiliar na prevenção de câncer de intestino

Manter hábitos saudáveis pode diminuir visivelmente a chance de câncer de intestino. Por isso, preste atenção nas dicas abaixo:

É essencial prestar atenção em certos fatores, como a dieta, por exemplo.
Alimentação rica em gordura animal e pobre em fibras é um fator importante para o desenvolvimento do câncer de intestino.
Alimentos defumados e com excesso de corantes também são fatores de risco e devem ser evitados, uma vez que tais produtos liberam nitrosaminas no intestino, consideradas substâncias reconhecidas como carcinogênicas.

Em relação a gordura, é importante evitar o consumo excessivo de carnes gordas. A carne em si não é considerada uma fator de agressão ao corpo, porém a gordura que acompanha é considerada agressiva.

Uma solução para quem aprecia o consumo de carnes, seria aumentar a quantidade de cereais ingeridos. Eles aceleram o trânsito intestinal, diminuindo assim o tempo de contato de substâncias cancerígenas.
Um ponto importante é buscar o auxílio de um nutricionista, já que ele pode corrigir a alimentação e diminuir os alimentos que podem aumentar o risco do desenvolvimento da doença.

Outros hábitos

Outro fator que deve ser levado em consideração na hora da prevenção do câncer de intestino é o consumo de álcool e o tabagismo. Tais hábitos devem ser evitados para garantir uma vida mais saudável, uma vez que além do câncer, esses hábitos podem contribuir para o desenvolvimento de outras doenças, como a doença pulmonar obstrutiva crônica e doença hepática.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre a importância da prevenção contra o câncer de intestino e a necessidade de manter hábitos saudáveis. Continue acompanhando os conteúdos do Setembro Verde CCD e entenda mais sobre esse sério problema. Juntos, podemos prevenir o câncer de intestino!
Até o próximo conteúdo.