(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Quais são as causas e os sintomas da perfuração do trato digestivo?

Quais são as causas e os sintomas da perfuração do trato digestivo?

Um problema que não é muito falado, mas que pode causar sérias consequências ao organismo, é a perfuração do trato digestivo. É uma eventualidade rara, mas grave e pode acontecer por diversas causas.
Ao longo do conteúdo de hoje você vai acompanhar um pouco mais sobre o assunto e cessar possíveis dúvidas sobre o tema. Prossiga com a leitura!

O que é a perfuração do trato digestivo?

Todos os órgãos digestivos ocos podem ser perfurados, o que causa a liberação do conteúdo gastrointestinal, e consequentemente, pode levar a um quadro grave se não for diagnosticado a tempo e tratado.

A perfuração intestinal nada mais é do que o rompimento da parede do intestino delgado e/ou do intestino grosso.

Geralmente, acontece com o extravasamento do conteúdo intestinal para dentro da cavidade do abdômen. Pode permitir que sucos digestivos, conteúdo intestinal e até mesmo alimentos vazem para o abdômen, e em alguns casos, para o tórax, quando o esôfago está perfurado. Esses materiais presentes no organismo por conter bactérias  causam infecções e inflamações que devem ser tratadas imediatamente.

É importante ressaltar que a perfuração intestinal pode ser a primeira manifestação de alguma patologia do sistema digestivo. Desta forma, é comum que além da cirurgia para reverter o caso, que o médico faça a solicitação de exames para descobrir a causa do problema.

Possíveis causas

A perfuração pode ter causa iatrogênica, ou seja, ter relação com algum procedimento médico, como endoscopia, colonoscopia, enemas ou inserção de corpos estranhos que ficam presos e causam a perfuração, mas é considerado um evento raro.
Além disso, tais perfurações variam de acordo com a localização , mas a lesão pode afetar qualquer área do sistema digestivo.

De modo geral, as causas da perfuração acontecem em função de patologias, como:

Sintomas

A perfuração do esôfago, duodeno e estômago podem causar dor aguda e súbita, podendo irradiar em direção ao ombro. A pessoa tende a aparentar doença grave, apresenta frequência cardíaca bem acelerada, abdômen rígido e sensível ao toque, calafrios e sudorese constante.

Em outros casos, os sintomas podem ser menos intensos, causando geralmente vômito, perda de apetite e náuseas.

Informação relevante: o extravasamento do conteúdo do intestino geralmente evoluem com  peritonite, formação de abscesso intra-abdominal e a septicemia. Não sendo tratadas, os danos podem ser graves e a pessoa pode vir a óbito.

Informações relevantes sobre o problema:

  • O médico pode solicitar exames como radiografias abdominais e torácicas para diagnosticar o caso ou  a tomografia computadorizada;
  • Ao diagnosticar a perfuração, é necessário realizar a cirurgia imediatamente ;

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre esse grave problema que pode atingir o sistema digestivo. Para acompanhar outros conteúdos informativos e relevantes como esse, continue acompanhando o Blog do CCD! Até o próximo conteúdo.