(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Ostomias no Câncer Colorretal: tire suas dúvidas

Ostomias no Câncer Colorretal: tire suas dúvidas

Uma ostomia é uma abertura criada de maneira cirúrgica na parede do abdômen para a descarga de resíduos do corpo, no nosso caso específico as fezes. Em alguns casos de câncer de intestino o procedimento é realizado e é sobre isso que vamos conversar no conteúdo de hoje no blog do CCD.
Prossiga com a leitura.

Entenda a ostomia

As ostomias podem ser de caráter temporário ou definitivo, variando de acordo com a condição do paciente e do problema tratado. Em alguns casos, o paciente pode permanecer apenas por um determinado período com a ostomia.

Existem hoje tipos diferentes de ostomias, sendo os principais a colostomia e a ileostomia – e recebem o nome em função do órgão que participa deste tipo de desvio. Os cuidados são diferentes para cada tipo de ostomia.

A colostomia é quando utiliza parte do intestino grosso – conhecido também por cólon. Já a ileostomia é quando é utilizado uma parte do intestino delgado – conhecido por íleo.

Ostomia e câncer colorretal

A ostomia pode ser indicada em casos de Câncer Colorretal uma vez que o tumor pode bloquear parcial ou completamente a passagem das fezes. Nesse caso ela teria a função descompressiva, e seria feita na emergência.

Outros pacientes possuem tumor de reto muito baixo, invadindo o canal anal e com comprometimento esfincteriano e nesse caso é necessária uma cirurgia radical – Amputação do Reto e colostomia definitiva.

Informações relevantes sobre as ostomias

  • Para a pessoa portadora de ostomia, dependendo da idade, do tipo da doença que levou a ostomia e das condições físicas, a presença da ostomia não interfere nas atividades diárias da pessoa;
  • Os pacientes são orientados pelos médicos a usar reservatórios apropriados – conhecidos por bolsas – que ficam aderidos diretamente à pele;
  • Nutricionistas também podem ser consultados para garantir mais qualidade de vida ao ostomizado, criando dietas específicas ao paciente;
  • Existem grupos de enfermeiros conhecidos por Estomoterapeutas que auxiliam e dão informações detalhadas de como devem ser os cuidados da ostomia;
  • Existem associações de ostomizados em vários locais do Brasil, que auxiliam pessoas ostomizadas. Procure saber mais sobre o da sua região.

Associação dos Ostomizados do Distrito Federal -AOSDF

No DF também existe uma associação de ostomizados.

A associação é uma entidade  com fins não econômicos fundada em 05/06/1992. Sua missão é a garantia dos direitos e qualidade de vida para os ostomizados e familiares.

Sede da AOSDF: SCS Quadra 02 Lote 104, Bloco C, Sala 413 – Edifício Goiás – Asa Sul  – Brasília –DF, CEP 70317-900.
SEJA UM ASSOCIADO DA AOSDF!
REUNIÕES MENSAIS: 2º. Quarta feira do mês – exceto feriados
LOCAL: SGAN – QUADRA 605 Avenida L2 Norte-Asa Norte –HUB – Hospital Universitário de Brasília – Anexo 1 – Auditório 01- Brasília -DF
CONTATO: 61-30413033, 993614646, 981103443, 988467119
EMAIL: aosdf.ostomizadodf@gmail.com
Facebook: AOSDF


Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender mais sobre o assunto. Não apenas no Setembro Verde, mas em todos os meses do ano, é fundamental falar e pesquisar sobre o câncer de intestino. Juntos podemos diminuir a incidência deste câncer.

Dia 30/09 acontece a ll Caminhada de Prevenção do Câncer de Intestino CCD.
Local: Eixão do Lazer Norte
Concentração: 9:00h – Altura da Quadra 112
Saída: 10:00h

Esperamos por você. Até o próximo conteúdo.