(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

O que você precisa saber sobre câncer de intestino

O que você precisa saber sobre câncer de intestino

O câncer de intestino é algo mais comum do que se imagina. É um tipo de câncer traiçoeiro, pois demora a apresentar os sintomas de que algo não vai bem. Geralmente ele começa com uma lesão pequena chamada Pólipo, e pode evoluir para um tumor maligno. Isso nos faz ficar atentos para a necessidade  de procurar ajuda médica sempre que notar algo fora do comum no funcionamento do organismo, para o diagnóstico e tratamento precoce seja feito

O câncer de cólon é muito prevalente em todo mundo e no nosso maio também, estando nas primeiras casuísticas de números de casos em ambos os sexos.

Sintomas diferentes

O câncer de intestino pode gerar sintomas diferentes, de acordo com o posicionamento do tumor. Quando posicionado do lado esquerdo, altera o ritmo intestinal, sendo a prisão de ventre um sintoma constante. Os sinais se estendem para sangramento no reto e vontade periódica de evacuar-tensemo. Quando do lado direito do intestino, os sintomas são notáveis também na frequência da defecação, além de anemia e enfraquecimento.

É importante ficar atento aos sinais e sintomas: diarreia, constipação, perda de peso, sangramento, dor abdominal e procurar ajuda especializada o quanto antes. Esses sintomas são comuns a outras doenças colorretais e somente um profissional especializado pode te ajudar.

O que causa câncer de intestino?

Um dos   fatores para a ocorrência deste câncer é o fator genético. Uma pessoa que teve familiares próximos afetados pela câncer deve fazer acompanhamento frequente em si mesmo, ainda que não apresente sintomas.

A idade também leva a alterações celulares no corpo. A partir dos 50 anos já começa a ser muito importante acompanhar mais de perto a saúde do intestino, e o melhor jeito de fazer isso é com o exame de colonoscopia (link do artigo de colonoscopia).

Como é de se esperar, visto que o intestino é onde se processam os alimentos que comemos, uma alimentação incorreta pode prejudicar a saúde do órgão. Nesse sentido, alimentação com gordura animal em excesso, pobre em fibras e rica em corantes artificiais favorece o surgimento do câncer intestinal.

O consumo de fibras se mostra fundamental para a saúde do intestino tanto no dia a dia quanto na intenção de evitar problemas futuros. Isso porque elas facilitam o trânsito intestinal e o tornam mais rápido, o que diminui o tempo de contato das substâncias possivelmente cancerígenas que podem estar presentes nestes alimentos com a parede intestinal.

Tratamento para câncer de intestino

Felizmente, este é um câncer com possibilidade de cura , e assim como em outros casos oncológicos, as chances de recuperação total são maiores quando a doença é descoberta em seu início. Em fases mais avançadas, o tratamento se torna mais difícil de conseguir resultados positivos, pois esta é uma doença muito agressiva ao organismo.

A cirurgia associada ou não a radio e quimioterapia é um dos métodos mais aplicados, que retirada o tumor e atualmente ela é feita com segurança por Videolaparoscopia com trauma cirúrgico bastante reduzido, excelentes resultados e rápida recuperação.

Esteja sempre atento à regularidade do seu intestino. Ao notar questões como prisão de ventre, diarréia e cólicas constantes, sensação de peso mesmo após evacuar, cansaço frequente e perda de peso sem motivo aparente, dentre outros sintomas desconfortáveis, visite um Coloproctologista para identificar ou descartar problemas intestinais.