(61) 9161-2873

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

O que é a Manometria anorretal? Acompanhe

O que é a Manometria anorretal? Acompanhe

A manometria anorretal ainda hoje é um exame que não é tão conhecido, como a colonoscopia, por exemplo, mas tão importante quanto outros tipos de exames. Ele estuda, diretamente, as alterações de força muscular, auxiliando no diagnóstico das principais causas da dificuldade de evacuação do paciente e da perda indesejada das fezes – conhecido por incontinência fecal – e verifica também anormalidades musculares que podem ocorrer até o final do intestino.

Por isso, para falar ainda mais sobre esse exame e te ajudar a cessar possíveis dúvidas sobre assunto, veja os detalhes que deixamos claro no nosso conteúdo de hoje. Boa leitura!

A manometria anorretal

De modo geral e claro, o exame é um procedimento que fornece a avaliação clara dos músculos do esfíncter, se eles podem relaxar ou não, qual área está trabalhando como o devido, se está regulando corretamente a passagem dos gases, das fezes, etc. 

Ou seja, é um exame que serve para verificar como está o funcionamento do músculo anal, verificando possíveis doenças que estão impedindo seu adequado funcionamento, analisando os movimentos inadequados e os coordenados também.

Como é realizado o exame?

A manometria anorretal pode durar entre 10 e 20 minutos, analisando diretamente o estudo da pressão dos músculos do reto e do ânus.

É utilizada uma espécie de sonda plástica (associada a um balão) introduzida através da via anal e conectada a um receptor para medir a pressão muscular da região.

Curiosidades sobre o exame

É necessário algum tipo de preparo para realizá-lo?

Pode ser necessária uma lavagem no ânus antes do exame. É possível manter a alimentação conforme o habitual e os hábitos de rotina também. 

O exame oferece algum risco ao paciente?

Não. É considerado um procedimento de baixo risco e as complicações são consideradas raras. Quando causam algum incômodo ao paciente, podem ocasionar pequenos sangramentos – caso o paciente já apresente alguma lesão local -.

O paciente precisa informar algo ao médico antes da realização do exame?

É importante que se o paciente apresentar qualquer tipo de alergia ao látex informe ao médico para que o balão de látex, utilizado no procedimento, possa ser substituído por outro, como o de vinil, por exemplo.

É um exame que pode ser solicitado no pré-operatório?

Sim. Além de ser um exame específico, ele também pode ser solicitado pelo especialista para o pré-operatório de uma série de patologias, como hemorroidas, prolapso retal, fissura anal e, em determinados momentos, pode ser solicitado para estudar a anatomia local e as capacidades funcionais do paciente. 

O exame dói?

Não. É considerado um exame rápido e indolor ao paciente, com apenas algum grau de desconforto.

Cessou suas dúvidas? Ainda existem questões para esclarecer? Então, deixe seu comentário aqui ou nas redes sociais. Teremos prazer em te ajudar. Até o próximo conteúdo!