(61) 9161-2873

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Buscar por um nutricionista durante a gravidez: qual a importância?

Buscar por um nutricionista durante a gravidez: qual a importância?

Cuidar da alimentação é fundamental em todas as fases da vida, mas durante a gravidez pode ser considerada ainda mais essencial. Acontece que, neste período, é muito importante que a mulher mantenha uma alimentação saudável, evite certos alimentos e coma nos horários certos, afinal tudo isso pode interferir diretamente na formação do bebê que está crescendo em sua barriga.

Sendo assim, veja alguns pontos que devem ser levados em consideração quando falamos do assunto.
Boa leitura!

A alimentação durante a gestação

Como citamos acima, a responsabilidade de uma alimentação saudável aumenta durante a gravidez. E ela deve acontecer de maneira exata e específica, já que tanto a perda quanto o excesso podem ser extremamente prejudiciais.

E é neste ponto que buscar por um nutricionista é ainda mais essencial no período. Em determinados casos, o médico pode recomendar a suplementação de vitaminas, verificar se a grávida precisa de vitaminas específicas, como as do complexo B, ácido fólico, etc.

Saber estes fatores pode ser determinante para que a criança cresça forte durante a gestação e que não tenha nenhum problema após o nascimento.

O ácido fólico, falado acima, é importantíssimo, já que desempenha um papel fundamental no tubo neural da criança. 

É válido ressaltar que  a inadequação do ganho de peso durante o período gestacional pode ser considerado um fator de risco, tanto para a mãe quanto para a criança. Sendo assim, ter um acompanhamento de um especialista torna-se fundamental, já que evita, claramente, uma série de problemas. 

O que deve ser levado em consideração?

Quando a grávida busca por auxílio de um nutricionista, ele desenvolve uma dieta específica para o metabolismo da grávida e leva em consideração uma série de fatores. Desta forma, fica claro que utilizar dietas e recomendações de terceiros pode ser ainda pior durante a gestação.

De modo geral, as refeições devem contemplar diversos grupos alimentares distintos. A gestante deve consumir uma variedade de vegetais, frutas, carne bovina, frango, cereais, etc. 

Além de tudo o que foi citado, é importante que a gestante saiba que o acompanhamento com o nutricionista também deve acontecer após o nascimento do bebê.

Durante a amamentação, é de extrema importância que a mãe mantenha uma dieta específica e equilibrada, pois este fator pode interferir de forma direta na “qualidade” do leite e no crescimento da criança.

Outro ponto que também deve ser citado é que, após o período em que o bebê não é mais alimentado apenas com o leite materno, o profissional também pode auxiliar no que deve ser inserido aos poucos na dieta do bebê (mas este fator deve ser realizado em conjunto com o pediatra da criança).

Assim como em todas as fases da vida, este profissional só tem a acrescentar na saúde. Se mesmo com o conteúdo restarem algumas dúvidas, você pode entrar em contato com a nossa nutricionista Pollyanna Ayub e cessar possíveis questionamentos. Até o próximo conteúdo!