(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Você já ouviu falar em cólera? Conheça o que é e como acontece o problema

Você já ouviu falar em cólera? Conheça o que é e como acontece o problema

A cólera é considerada uma doença infectocontagiosa que atinge diretamente o intestino delgado. É, normalmente, transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. Ao longo do nosso conteúdo de hoje você vai acompanhar um compilado com as principais informações sobre o assunto. Acompanhe o conteúdo!

Entenda a cólera

Como você viu acima, é um problema que pode surgir em função do contato com alimentos ou água contaminados. Ou seja, é uma doença ligada diretamente à higiene pessoal e ao saneamento básico.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos são registrados milhões de novos casos da doença em todo o mundo (variando entre 3 e 5 milhões de casos). Além disso, segundo o órgão, cerca de 120 mil pessoas morrem todos os anos em função da doença, dado extremamente alarmante.

Quando não tratada de maneira correta, além de diarreia, pode causar dor intensa abdominal.

Principais sintomas

Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade da doença.
Quando a infecção é considerada leve, pode ser assintomática ou causar diarreia mais leve.

Quando é mais grave, pode apresentar diarreia aguda e/ou aquosa, além de enjoos (com ou sem vômitos) e dor abdominal intensa.

Se não for tratada de maneira correta por um especialista, pode causar uma desidratação intensa, que em vários casos leva a uma série de complicações no organismo do paciente e pode levar até mesmo a pessoa ao óbito.

Como a cólera é transmitida?

A transmissão pode acontecer por via fecal-oral, ou seja, em função de alimentos contaminados, água contaminada e através da contaminação de pessoa para pessoa.

Os alimentos, de modo geral, podem ser contaminados durante a sua manipulação. Desta forma, uma grande maneira de evitar algumas doenças, como a cólera, é através de um bom cozimento dos produtos, do manuseio correto e de evitar consumi-los mal cozidos ou até mesmo crus.

Existem fatores de risco para o desenvolvimento da cólera?

Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração, sendo eles:

  • Condições precárias de higiene;
  • Consumo de alimentos crus;
  • Consumo de alimentos mal cozidos;
  • Consumo de água sem qualquer tipo de tratamento adequado para a mesma;
  • Falta de saneamento básico.

Informações:

  • O tratamento da cólera deve ser imediato, já que é uma patologia séria que pode levar o paciente ao óbito. Desta forma, ao notar qualquer mudança no corpo, busque imediatamente o médico;
  • O tratamento varia de acordo com a gravidade e deve ser indicado por um profissional;
  • O tratamento imediato é fundamental para evitar a evolução da doença;
  • Normalmente, os sintomas tendem a surgir de dois a três dias após a contaminação. Em outros casos podem surgir em algumas horas ou até mesmo em alguns dias;
  • Nunca busque a automedicação. Como é uma doença grave, a automedicação pode comprometer o tratamento.

Esperamos que o material tenha te ajudado a entender mais sobre essa doença, que é grave e que merece atenção especial. Se esse conteúdo foi útil e informativo para você, compartilhe com amigos e familiares nas suas redes sociais. Até o próximo conteúdo CCD!