(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Conheça alguns hábitos que podem evitar a prisão de ventre

Conheça alguns hábitos que podem evitar a prisão de ventre

A prisão de ventre é um dos problemas mais comuns no organismo. Acontece por uma série de fatores e pode causar muitos incômodos para quem apresenta. Dores abdominais, desconforto, inchaço, indisposição e dor anal são alguns deles.
Mas é possível manter alguns hábitos simples que, além de garantir mais saúde, podem evitar o surgimento desse problema desconfortável. Acompanhe o nosso conteúdo de hoje e saiba mais sobre o assunto! Boa leitura.

Entenda a prisão de ventre

A prisão de ventre acontece quando os movimentos do intestino se tornam ou difíceis ou menos frequentes em função de maus hábitos, fezes muito ressecadas, baixo consumo de água, condições hormonais, problemas musculares, bloqueios no cólon ou reto, problemas neurológicos ou até mesmo alguns tipos de doenças (nesses casos os bons hábitos podem melhorar a qualidade de vida, mas não tratam o problema, já que é necessário tratar a causa).

Quais hábitos podem evitar a prisão de ventre?

Dependendo da causa do problema, existem hoje uma série de hábitos saudáveis que podem facilitar a qualidade de vida do paciente e evitar (ou diminuir) o quadro de prisão de ventre, facilitando a digestão e o bom funcionamento de todo o sistema digestivo.
Tais hábitos são:

Aumentar o seu consumo de fibras

As fibras são fundamentais para o bom funcionamento intestinal, garantindo um corpo muito mais saudável.

Além do mais, podem evitar a prisão de ventre e uma série de doenças que acontecem na região, diminuindo as chances do desenvolvimento de diverticulite, hemorroidas, úlceras, síndrome do intestino irritável, entre outros problemas.

É importante deixar claro que o essencial é que você busque por um nutricionista para ter uma dieta específica para o seu biotipo. Mas de modo geral, algumas das fibras podem ser inseridas na sua dieta, como as folhas verdes, frutas,  verduras, leguminosas e cereais.

Comer mais devagar

Nós sabemos muito bem que a correria do dia-a-dia muitas vezes impede que a alimentação seja feita de maneira correta, pausadamente e respeitando o tempo do seu corpo. Mas ainda assim, é importantíssimo que você tente manter uma rotina que te permita ter uma alimentação tranquila e que você possa comer devagar, mastigando bem os alimentos.

Este “pequeno” hábito pode evitar que durante a mastigação você acabe engolindo ar e aumentando assim os gases, que podem causar incômodos e até mesmo a dificuldade de evacuar.

Não passar o dia sem as principais refeições

A alimentação correta e regrada, respeitando o café da manhã, almoço e janta são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Além disso, manter esse hábito pode garantir mais energia para as atividades desenvolvidas no dia.

Beber bastante água

Esta é uma dica que você já está cansado de saber (e de ouvir falar). Beber bastante água é essencial para que o seu corpo inteiro funcione como deveria. Sem um bom consumo de água você pode ter muito mais dores de cabeça, cansaço, pele ressecada, dores no estômago e até problemas mais sérios, como pedras nos rins e constipação.

Para evitar a prisão de ventre, ela também é essencial, já que sem água as fezes ficam ressecadas e dificultam a evacuação. Além disso, as fezes ressecadas também podem causar outros problemas, como as temidas hemorroidas.

Esperamos que você siga todas as nossas dicas. Se notar que a prisão de ventre é um problema constante, busque o médico para descobrir a causa exata e para tratar de maneira correta. Lembre-se de que você só terá uma vida saudável e com qualidade se manter a junção dos bons hábitos + as consultas e exames de rotina.

Se o conteúdo cessou suas dúvidas e te informou, compartilhe nas suas redes sociais. Ficamos muito felizes em te informar. Até o próximo conteúdo.