(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Esofagite: tire suas dúvidas sobre esse problema

Esofagite: tire suas dúvidas sobre esse problema

A esofagite é um problema que pode causar uma série de dores e incômodos ao portador. Apesar de ser um assunto pouco falado, é extremamente importante entender bem o tema, pois existem quatro tipos de esofagite e elas podem acontecer por causas variadas.

Ao longo desse conteúdo você vai entender melhor sobre o assunto. Prossiga com a leitura e diminua possíveis dúvidas.

O que é a esofagite?

A esofagite nada mais é do que uma inflamação no esôfago – um tubo que liga a parte posterior da boca ao estômago. De modo geral é um problema que causa dor na barriga e no peito e dificuldade de engolir/comer.

Tipos de esofagite

Como você acompanhou acima, existem quatro tipos de esofagite: de eosinófilos, causada por medicamento, de refluxo e infecciosa.
Informação relevante: é importante entender que a classificação dos tipos de esofagite tem uma relação direta com a causa. Porém, é possível que mais de um fator leve uma pessoa a desenvolver o quadro.

Causas da esofagite

Para cada um dos tipos existe uma causa. Acompanhe:

De eosinófilos

Eosinófilos são células sanguíneas encarregados pela imunidade e também defesa do organismo, auxiliando na regulação de inflamações do corpo e participando na ação contra as reações alérgicas. Esse tipo de esofagite acontece quando há uma concentração alta desse tipo de células na região do esôfago.

Causada por medicamento

Como o próprio nome diz, esse tipo acontece em função do consumo alto de medicamentos que podem causar danos nos tecidos, principalmente quando mantém um contato constante com o forro do esôfago.

Outro ponto importante sobre a esofagite causada por medicamento é que ela pode acontecer também em função do consumo de medicação com pouca ou sem água – comprimidos -, já que eles podem causar inflamação por ‘entalar’ no esôfago.

De refluxo

No aparelho digestivo há uma estrutura que se assemelha com uma válvula, onde impede que os ácidos contidos no próprio estômago voltem de alguma forma para o esôfago. Quando isso não acontece como deveria, o paciente é diagnosticado com Doença do Refluxo Gastroesofágico. Em função dessa doença o paciente pode apresentar a esofagite.

Infecciosa

Um dos principais fatores para o surgimento desse tipo de esofagite é possuir baixa imunidade. Doenças como alguns tipos de câncer e AIDS afetam de maneira direta o sistema imunológico e o prolema pode surgir nesses casos.

Principais sintomas

Os sintomas apresentados costumam ser os mesmos, independente do tipo. Dentre eles estão:

  • Dor no peito;
  • Sensação de comida presa ao engolir;
  • Dificuldade de engolir;
  • Vômito e/ou náuseas;
  • Dor abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Tosse recorrente.

Informações relevantes

  • Ao sentir qualquer um dos sintomas citados é indispensável buscar por um médico;
  • Para realizar o tratamento é necessário que o médico saiba antes de tudo qual é o tipo;
  • Em alguns casos o problema pode ser resolvido através de medicamentos, em outros só através de intervenção cirúrgica.

Esperamos que o conteúdo cesse suas dúvidas sobre o assunto. Para ter acesso a outros materiais relevantes como esse, continue acompanhando o nosso blog!