(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Quais são as principais doenças tratadas pelo Gastroenterologista?

Quais são as principais doenças tratadas pelo Gastroenterologista?

Gastroenterologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar,prevenir e tratar problemas não cirúrgicos no aparelho digestivo. Sua área de atuação compreende a cavidade oral (boca), esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, pâncreas, fígado e vias biliares, dentre outras. Neste artigo, você acompanha doenças tratadas pelo gastroenterologista.

Mas quais são essas questões? Quando procurar por esse especialista?
É o que você vai descobrir no nosso conteúdo de hoje!

Principais doenças tratadas pelo gastroenterologista

Antes de tudo é importante que você saiba que o sistema gastrointestinal é composto de vários órgãos – relacionados à digestão: esôfago, intestino delgado e grosso, estômago, fígado/vias biliares e pâncreas – e, por isso, você pode procurar esse profissional em função de diversos problemas distintos.

Dentre as principais doenças tratadas estão:

Gastrite e úlcera gástrica

A gastrite é uma das doenças mais comuns do trato gastrointestinal. Pode acontecer por alguns fatores e é importante ter um tratamento exato do problema para evitar a evolução para uma úlcera.

Doença do refluxo gastroesofágico

É um problema que causa dor, queimação e azia no paciente. Basicamente, o problema se trata de um retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, causando os sintomas citados.

Cálculo na vesícula

Um problema que pode causar fortes dores no paciente. Cientificamente, é chamada de cálculo biliar, que nada mais é do que o acúmulo de colesterol e cálcio dentro da vesícula que vão se agrupando aos poucos. Requer cirurgia para o tratamento.

Síndrome do intestino irritável

É uma doença que causa vários desconfortos no paciente, como dor abdominal e diarreia/constipação.

Hepatite e cirrose

Normalmente, as pessoas não imaginam que esses problemas são tratados pelo gastroenterologista, mas são. Ambas doenças são consideradas questões graves do intestino, onde podem causar icterícia, vômito constante, sangramentos e até mesmo o aumento da região abdominal.

Doença inflamatória intestinal

São doenças relacionadas à imunidade. Pode acontecer por causas diversas e tem como sintomas a diarreia e os sangramentos no intestino – que podem acabar surgindo nas fezes -.

Intolerância a lactose

Uma doença extremamente comum, a intolerância a lactose pode causar sintomas que podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, é importante prestar atenção em quando eles ocorrem para relatar os fatores ao médico. Causa inchaço abdominal e diarreia – logo após o consumo de leite ou alimentos derivados -.

Pancreatite

É uma inflamação que ocorre no pâncreas causada por problemas como, por exemplo, o uso constante de bebidas alcoólicas em excesso, medicamentos ou cálculos biliares. Pode provocar dor de leve a aguda na barriga.

Esses são apenas algumas das principais doenças tratadas por esse especialista. Por isso, o ideal é buscar o médico ao notar qualquer anormalidade no corpo.
Informações importantes:

  • Os exames mais comuns são endoscopia, colonoscopia para descobrir doenças tratadas pelo gastroenterologista;
  • A prevenção de algumas das doenças citadas é específica para cada caso, mas de modo geral para ter mais saúde gastrointestinal é fundamental consumir menos alimentos gordurosos e fritos, comer devagar e mastigar bem os alimentos, consumir fibras e praticar atividades físicas regularmente.

Lembre-se que assim como todas as outras especialidades, ao notar incômodos no trato gastrointestinal, é importantíssimo buscar pelo gastroenterologista.
Além de realizar exames e te ajudar no tratamento, ele pode te ajudar a ter mais qualidade de vida e menos incômodos. Ou seja, além de buscá-lo para tratar, é essencial buscá-lo também para realizar exames e consultas de rotina.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo de hoje. Para continuar lendo assuntos relevantes e úteis, basta acompanhar o nosso blog – atualizado semanalmente -, e as nossas redes sociais (Facebook CCD DF/Instagram @CCD_DF) . Até o próximo conteúdo.