(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Quais são as doenças tratadas pela Gastroenterologia Pediátrica? Acompanhe

Quais são as doenças tratadas pela Gastroenterologia Pediátrica? Acompanhe

A Gastroenterologia Pediátrica é uma especialidade que trata doenças relacionadas ao trato digestivo de crianças, como as gastrites, alergias e distúrbios alimentares, esofagite, úlceras, etc. Ao longo do conteúdo de hoje do CCD você vai entender melhor sobre as principais doenças tratadas por essa especialidade. Acompanhe.

Um alerta para pais e responsáveis

A Gastroenterologia Pediátrica é pouco conhecida pela maioria dos pais. Ela costuma ser buscada apenas quando a criança apresenta algum tipo de patologia, e um Pediatra recomenda a busca por esse especialista.
Mas é fundamental deixar claro que para que a criança cresça saudável, é indispensável buscar diversas especialidades, realizar exames de rotina e tratar a saúde como um todo.

Quais são as principais doenças tratadas por essa especialidade?

Refluxo gastroesofágico

É uma doença considerada comum em crianças. Acontece quando o conteúdo ácido do estômago volta pelo esôfago e a criança acaba vomitando. Pode causar incômodos como desconforto, irritabilidade, ganho de peso insuficiente e irritação na mucosa do tubo alimentar.

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é outra doença considerada bem comum em crianças, mas também pode atingir adultos. É a incapacidade de digerir totalmente a lactose que é uma proteína presente no leite em segmentos menores – aminoácidos. Causa diarreia, enjoos e cólicas abdominais.

Doença celíaca

A doença celíaca é considerada uma reação imunológica à ingestão de glúten – proteína que é encontrada em alimentos com trigo e centeio -. É um problema considerado simples, mas que requer acompanhamento da criança com o profissional.

Diarreia

A diarreia é um dos problemas mais comuns em crianças, e acontece em função de diversos fatores, como alimentos, doenças, etc. Diferente do que as pessoas imaginam, a diarreia não pode ser ignorada e requer sim um acompanhamento especializado. Desta forma, ao notá-la na criança, busque o médico para saber se é apenas um sintoma isolado ou é em função de outra doença.

Além dos problemas citados, a especialidade pode tratar outras questões, como Doenças do fígado, vias biliares e pâncreas, doença inflamatória intestinal, sangramentos gastrointestinais, constipação intestinal, entre outros.

Informações relevantes:

    • Além de tratar as patologias citadas, o profissional também pode solicitar exames e rastrear outros tipos de doenças;
    • É importante conversar com a criança para que ela saiba explicar os sintomas de tudo que sente, quando ela já puder se expressar

Estes são apenas alguns dos problemas tratados por essa especialidade. Para saber mais e agendar uma consulta, entre em contato com o CCD através do nosso telefone.
Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajude a informar outros pais e responsáveis. Até o próximo conteúdo!