(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Quais são as principais doenças que atingem ânus e reto? Acompanhe

Quais são as principais doenças que atingem ânus e reto? Acompanhe

Existem algumas doenças que atingem ânus e reto e podem causar sintomas desagradáveis, incômodos e até mesmo ocasionar problemas mais sérios ao corpo. Desta forma, é essencial entender quais são esses problemas, os sintomas, como eles podem surgir e o que deve ser feito para tratar, evitando assim complicações e facilitando a hora de buscar pelo médico.
Acompanhe nosso conteúdo de hoje e saiba mais!

Principais doenças que atingem ânus e reto

Dentre as principais doenças que atingem a região, estão:

Fissura anal

A fissura anal é um problema que pode acontecer em qualquer fase da vida. É caracterizada por uma espécie de ferida no canal ou margem anal e pode ocorrer de maneira crônica ou aguda.

Normalmente, a pessoa apresenta apenas uma fissura, mas em casos mais raros pode apresentar duas.

Dentre as principais causas estão a diarreia crônica, sexo anal, defecar fezes duras e secas e alguns tipos de inflamações na área retal.

O tratamento consiste em beber bastante líquido, ingerir muitas fibras e buscar o médico para saber a necessidade de remédios e/ou pomadas para aplicar na região da ferida.

Verrugas anais

As verrugas anais (conhecidas por condilomas) podem surgir em função da contaminação pelo vírus HPV (papiloma humano). Podem afetar tanto a borda do ânus, quanto atingir diretamente o canal anal.

De maneira geral, os condilomas não causam nenhum tipo de desconforto no paciente – o que é considerado um grande problema, já que isso dificulta o reconhecimento da doença.

Por se tratar de uma DST (doença sexualmente transmissível), o mais importante é realizar exames anualmente. Para o tratamento, o médico pode remover as verrugas para evitar que elas se multipliquem. Além do mais, há evidências de que se não tratadas corretamente, as verrugas podem se tornar cancerosas.

Desta forma, mantenha os exames de rotina em dia e em hipótese alguma faça sexo sem o uso de preservativos.

Hemorroidas

As hemorroidas são vasos sanguíneos associados a um tecido conjuntivo que estão presentes fisiologicamente, mas que quando aumentadas, podem ou não causar sintomas, como  dor e sangramento anal.

Podem ser externas ou internas, e as principais causas incluem hereditariedade,  diarreia crônica, infecções anais, dieta pobre em fibras, constipação e permanecer por muito tempo sentado.

O tratamento pode incluir pomadas, remédios e, em alguns casos, o auxílio cirúrgico para remover a hemorroida.

Fístula anal

A fístula anal é uma ferida que se forma entre o fim do intestino e a pele do ânus, criando uma espécie de túnel pequeno. Esse “túnel” causa uma série de sintomas, como vermelhidão na área, dor – que pode ser de moderada a aguda -, e sangramento pelo ânus.  

Normalmente, é um problema que tende a surgir após um abscesso no ânus, mas também pode surgir por outros fatores, como doenças inflamatórias – diverticulite ou doença de Crohn.

O tratamento consiste em uma cirurgia, a fistulectomia ou a fistulotomia anal, que objetiva remover o túnel formado e promover a cicatrização da área.

Câncer de ânus

O câncer anal afeta diretamente o ânus, gerando sintomas como dor anal, caroço anal e sangramento – principalmente durante a evacuação.

De modo geral, o câncer de ânus é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Também pode surgir em pacientes infectados pelo vírus HPV.
Já o tratamento pode variar em função da fase do câncer.

Esperamos que o conteúdo tenha cessado possíveis dúvidas sobre as principais doenças que podem surgir no reto e ânus. Para ler outros materiais informativos, continue acompanhando nossas redes sociais e nosso blog. Até o próximo conteúdo.