(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Quais doenças são diagnosticadas através da endoscopia?

Quais doenças são diagnosticadas através da endoscopia?

Azia, queimação, refluxo, dor e inchaço na região abdominal podem ser considerados sintomas corriqueiros para algumas pessoas. Porém, apesar de frequentes, não são sintomas que devem ser considerados naturais, uma vez que eles podem representar uma série de problemas no corpo, como gastrite, úlcera e afins.

Por isso, ao notar qualquer um dos sintomas citados, é indispensável procurar um médico e realizar o exame de endoscopia digestiva alta, que é o tema do nosso conteúdo de hoje. Entenda a importância desse exame e quais são as doenças diagnosticadas através da endoscopia. Boa leitura.

Entenda a endoscopia

Nós temos um conteúdo muito explicativo sobre a endoscopia aqui, mas para um resumo, vamos te explicar brevemente do que ela se trata.

A endoscopia é um exame indicado para detectar alterações que podem surgir no esôfago, estômago e intestino delgado.
É realizado através de um tubo fino – conhecido por endoscópio – que possui em uma das extremidades uma câmera para a captura das imagens dentro do organismo do paciente.

Para realizar a endoscopia, é aplicado um sedativo intravenoso no paciente (para impedir possíveis reflexos do corpo, como tossir, que pode fazer com que o paciente engasgue durante o exame).
Normalmente os pacientes não sentem dor e, em muitos casos, não se recordam do procedimento.

O que pode ser diagnosticado através da endoscopia?

As principais doenças que atingem o sistema gastrointestinal podem ser diagnosticadas com a endoscopia. Alguns órgãos, como o estômago, esôfago e duodeno devem apresentar uma coloração uniforme por todo o tecido. Quando são identificadas alterações nesse padrão, o médico pode solicitar  – além da endoscopia – outros exames para ter um diagnósticos mais exato.

Dentre as doenças diagnosticadas com a endoscopia estão:

É importante ressaltar que grande parte dessas doenças podem agravar com o passar do tempo. Desta forma, o diagnóstico precoce se torna ainda mais indispensável para tratar as questões. Ou seja, se o seu médico solicitar uma endoscopia, não hesite! Quanto mais cedo o diagnóstico de alguns problemas, maiores as chances de cura.

Informação relevante: a endoscopia também é capaz de mostrar a presença ou a ausência de uma bactéria que pode causar alguns problemas no corpo. Conhecida por H. Pylori, ela é causadora de gastrite crônica, infecções e certos tipos de úlceras.

Informações relevantes:

  • Alguns pacientes podem apresentar alergias às medicações utilizadas para realizar a sedação. Se este for o seu caso, converse com seu médico antes de realizar o exame;
  • Grávidas no primeiro trimestre são contraindicadas para realizar a endoscopia;
  • Se for diagnosticado com o auxílio da endoscopia alguma das doenças citadas, é indispensável buscar acompanhamento médico e tratamento adequado. Em hipótese alguma realize a automedicação ou busque por receitas de terceiros ou da internet.

Lembre-se de que realizar exames de rotina, buscar acompanhamento médico durante todo o ano, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas pode fazer a diferença na sua vida e na sua saúde. Para ter acesso a outros conteúdos informativos, continue acompanhando as postagens do nosso blog. E se deseja agendar sua consulta, basta clicar aqui. Até o próximo conteúdo.