(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Diarreia crônica: o que é importante saber sobre ela?

Diarreia crônica: o que é importante saber sobre ela?

Entender um pouco mais sobre a diarreia crônica pode ser extremamente fundamental por uma série de motivos, já que ela pode indicar desde problemas mais simples de saúde até condições mais graves, como a Doença de Crohn e também as colites ulcerosas.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender ao certo como é a diareia crônica, quais são as causas, sintomas, etc., prossiga com a leitura do conteúdo de hoje da CCD!
Boa leitura.

O que é a diarreia crônica?

A diarreia crônica é um problema que pode ser causado por uma série de doenças inflamatórias e disabsortivas. Ela é caracterizada por uma persistência que dura cerca de três a quatro semanas, ou seja, se ela dura mais do que três semanas já passa a ser considerada como crônica.

Quando a pessoa está saudável, a diarreia crônica pode surgir por estresses e aborrecimentos. Já pessoas com o sistema imunológico enfraquecido podem apresentar a doença por muito tempo e, nesses casos, é fundamental um tratamento específico com um especialista.

Principais causas da diarreia crônica

Dentre as principais causas da diarreia crônica estão:

  • Alergias alimentares e/ou intolerâncias, como ao glúten e a lactose;
  • Uso excessivo de alguns tipos de medicamentos, como laxantes e antibióticos;
  • Doenças autoimunes do intestino;
  • Doenças genéticas que podem alterar o tecido do trato digestivo, como é o caso da fibrose cística;
  • Alguns tipos de infecções, como giardíase, ascaridíase ou amebíase, além de problemas como AIDS, tuberculose intestinal e infecções relacionadas a fungos, bactérias e vírus;
  • Câncer intestinal;
  • Insuficiência do pâncreas;
  • Estresse constante;
  • Redução de fluxo sanguíneo ao intestino.

Vale ressaltar que em hipótese alguma a pessoa deve realizar o autodiagnóstico ou a automedicação. Ao notar uma diarreia incessante é indispensável buscar por um especialista para ter um diagnóstico exato do problema.

Em caso de infecção, como ela pode causar a diarreia crônica?

De modo geral, as infecções que podem ocasionar a diarreia crônica são contraídas ao inserir alimentos contaminados com fezes. Em alguns casos também pode ter uma relação com a água ingerida sem tratamento.
Desta forma, uma grande maneira de evitar o problema é consumindo somente água tratada e filtrada, bem como água mineral e lavando bem os alimentos antes de consumi-los.

Sintomas comuns

O principal sintoma que facilita o reconhecimento do problema é a diarreia que persiste por mais de três semanas. Em casos mais graves, a pessoa pode ter incontinência anal – que é uma perda da capacidade de controlar a eliminação das fezes e/ou gases.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento acontece de acordo com a causa exata da diarreia, que pode incluir a prescrição de medicamentos, como antibióticos ou vermífugos.

Além disso, é normal que o médico indique uma dieta equilibrada, com alimentos leves e bastante consumo de água.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a cessar suas dúvidas sobre a diarreia crônica. Se foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e informe outras pessoas. Até o próximo conteúdo da CCD!