(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Desequilíbrio da flora intestinal afeta o sistema imunológico e a digestão? Acompanhe

Desequilíbrio da flora intestinal afeta o sistema imunológico e a digestão? Acompanhe

O desequilíbrio da flora intestinal pode afetar o corpo em diversos fatores, incluindo o sistema imunológico, que pode desequilibrar e fazer com que a pessoa fique doente com mais facilidade. Por isso, é importante entender o que pode causar esse desequilíbrio, como tratar e buscar imediatamente mudanças nos hábitos alimentares para garantir um corpo saudável e longe de doenças. Prossiga com a leitura e entenda mais sobre o assunto.

Como acontece o desequilíbrio da flora intestinal?

Uma ingestão de alimentos ricos em gordura, açúcares, alimentos refinados e também os industrializados, além de contribuir para o aumento do peso, cansaço e problemas na pele, como acne, pode favorecer o desequilíbrio da flora intestinal.

Além do mais, como falamos no tema deste conteúdo, este desequilíbrio afeta diretamente o sistema imunológico. Uma pesquisa realizada por cientistas do Reino Unido mostrou que, de uma série de doenças diagnosticadas por ano, pelo menos quatro acontecem em função de um estilo de vida precário, que inclui uma alimentação desregrada (que desequilibra a flora intestinal), além do sedentarismo, que é extremamente prejudicial a saúde, do tabagismo e do alcoolismo.

Ou seja, quase metade das doenças pode ser prevenida através de uma alimentação mais saudável, que não interfira na flora intestinal e no bom funcionamento do corpo. Além do mais, a ingestão de mais nutrientes e vitaminas presentes em frutas, legumes e verduras é fundamental para que o corpo funcione como deveria e fique longe de doenças.  

E o que deve ser feito para prevenir este desequilíbrio?

Para restabelecer o bom equilíbrio da flora intestinal é preciso garantir uma mudança no estilo de vida. Quando a pessoa é acostumada a se alimentar mal, ela precisa de uma reeducação alimentar, buscando consumir mais alimentos que promovem a saúde, conhecidos como alimentos probióticos e funcionais.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que é fundamental evitar certos tipos de alimentos e hábitos, como os alimentos ricos em gordura, industrializados, ricos em açúcar, álcool e cigarro e diminuir o uso de medicamentos sem indicação médica, como laxantes e antibióticos.

Informações importantes:

Você deve buscar por um nutricionista para que ele possa indicar uma dieta específica para o seu biotipo e metabolismo.
Além disso, manter um bom estilo de vida, praticando atividades físicas com frequência e aumentando a ingestão de água diária, pode auxiliar não só o bom funcionamento do intestino, mas de todo o corpo.

Cuide-se. Sua saúde deve ser sempre a sua prioridade. É válido ressaltar que para que o corpo funcione como deveria, você deve além de manter os bons hábitos, sempre buscar por consultas e exames de rotina para garantir tanto a prevenção, quanto o diagnóstico precoce de doenças. Conte com o CCD para te auxiliar. Até o próximo conteúdo.