(61) 98114-2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Cirurgia por videolaparoscopia no câncer colorretal

Cirurgia por videolaparoscopia no câncer colorretal

A cirurgia colorretal por videolaparoscopia é uma técnica segura, já consolidada e utilizada comumente no tratamento do câncer colorretal. Ao longo do conteúdo você vai entender mais sobre a cirurgia e os motivos de ser solicitada por um médico. Acompanhe.

O que é a cirurgia colorretal por videolaparoscopia?

Esta é uma técnica realizada para tratar uma série de patologias, incluindo o câncer colorretal.
Acontece através da introdução de uma câmera de alta resolução (endocâmera) que  com o auxílio de instrumentos especiais de proporções menores, entram diretamente na cavidade através de tubos pequenos, conhecidos por trocateres.

As imagens obtidas são observadas diretamente pelo médico cirurgião em um monitor de vídeo em tamanho ampliado,  sem perder a riqueza de detalhes das estruturas operadas fazendo com que o procedimento seja seguro e específico.

É considerada uma cirurgia minimamente invasiva, já que reduz o grau de trauma trans. e pós-operatório, uma vez que os instrumentos possuem tamanhos reduzidos comparados a uma cirurgia tradicional.

Cirurgia por Videolaparoscopia no Câncer Colorretal

No câncer colorretal o procedimento é indicado pois é seguro, não compromete a radicalidade do tratamento oncológico, além de proporcionar uma redução do trauma e também do estresse cirúrgico ao paciente, influenciando uma preservação da imunidade e da resposta metabólica.

Além disso, é um procedimento recomendado por ter uma melhor  e mais rápida recuperação pós-operatória,  introdução precoce da dieta e diminuição do tempo necessário em unidades de terapia intensiva, o que é fundamental para o tratamento.

O que é importante levar em consideração?

  • É fundamental buscar um especialista habilitado e descobrir se o caso é cirúrgico ou não, e, se o sendo, se há possibilidade de utilizar a via de acesso laparoscópica.
  • Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, os cuidados do pré e pós-operatório podem ser distintos. Desta maneira, informe-se antes do procedimento.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a videolaparoscopia e os motivos da indicação dela para o tratamento do câncer colorretal.

#SetembroVerdeCCD: Setembro está acabando, mas nossa luta não. Juntos vamos combater o câncer de intestino. Até o próximo conteúdo.