(61) 98114 2227

(61) 3965-3333

contato@ccddf.com.br

Câncer de Cólon e Reto

Câncer de cólon e reto

Definição

Compreendem todas as lesões malignas, cânceres do intestino grosso e do reto. Os dados do INCA apontam o câncer colo-retal como a 5ª causa de morte por câncer e o 6º tumor maligno mais freqüente para ambos os sexos.

Principais Sintomas

– Anemia de origem indeterminada (fraqueza);
– Dor abdominal;
– Massa abdominal;
– Melena (Fezes com aspecto de borra de café);
– Constipação;
– Diarréia;
– Náuseas e vômitos;
– Tenesmo (Vontade persistente de evacuar).

Epidemiologia

O câncer de cólon e reto pode ocorrer em qualquer idade, mas a maior incidência de casos ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos, mas as possibilidades de desenvolvimento já aumentam a partir dos 40 anos.

Principais Fatores de Risco:

– Idade acima de 50 anos;
– História familiar de câncer de cólon e reto;
– História pessoal pregressa de câncer de ovário, endométrio ou mama;
– Dieta com alto conteúdo de gordura, carne e baixo teor de cálcio;
– Obesidade e sedentarismo;
– Também são fatores de risco doenças inflamatórias do cólon como retocolite ulcerativa crônica e Doença de Cronh;
– Algumas condições hereditárias (Polipose Adenomatosa Familiar (FAP) e Câncer Colorretal Hereditário sem Polipose (HNPCC).

Diagnóstico

Alguns exames são realizados no intuito de diagnosticar o câncer, sendo os mais comuns:

Pesquisa de sangue oculto nas fezes: o paciente irá coletar uma amostra de fezes, conforme orientação do laboratório, onde será pesquisado a presença de vestígios de sangue;

Retosigmoidoscopia: o médico introduz pelo ânus um fino tubo com uma câmara na ponta para dentro do reto à procura de pólipos ou lesões suspeitas. Os estudos mostram que se as pessoas acima de 50 anos de uma determinada população realizarem esse exame regularmente, diminui as mortes decorrentes desse tipo de tumor naquela população. O intervalo ideal que deve ser feito esse exame (de quanto em quanto tempo) ainda não foi determinado e o paciente deve discutir com o seu médico, que avaliará os seus fatores de risco e o resultado do primeiro exame para determinar o intervalo ideal.

Clister opaco ou enema opaco: Nesse exame, um líquido contendo bário (líquido branco que tem a propriedade de aparecer contrastado num exame radiológico) é colocado dentro do reto e do cólon através do ânus e vários exames de Raio X são realizados afim de procurar por defeitos no enchimento dessa porção do intestino. Localizada uma anormalidade, um exame endoscópico deve ser realizado para fazer uma biópsia (retirar uma pequena porção do tecido alterado para se fazer um exame patológico) ou mesmo para fazer a retirada total da lesão.

Colonoscopia: Esse exame é um exame endoscópico semelhante à Retossigmoidoscopia, porém com um aparelho mais fino e mais flexível, que consegue visualizar as porções do cólon, além do reto e do sigmóide. Apesar de os tumores colorretais localizarem-se mais freqüentemente nas suas porções mais próxima ao ânus, boa parte dos tumores pode se localizar nas porções iniciais do cólon e, por isso mesmo, serem mais difíceis de se diagnosticar e causarem menos sintomas.
Os exames sugerem a doença, mas o diagnóstico da doença é feito através de biópsia endoscópica (Retosigmoidoscopia ou Colonoscopia) com estudo histopatológico.

Tratamento

O tratamento é a retirada completa da lesão. Se as lesões forem grandes e não for possível sua ressecção por via endoscópica a cirurgia faz-se necessária. A cirurgia é realizada retirando a parte do intestino afetada e os linfonodos próximos a esta região. Muitos tumores do reto são tratados com cirurgias que preservam o esfíncter anal, através da utilização dos grampeadores, evitando assim as colostomias.

Tratamento Complementar

Após o tratamento cirúrgico, a radioterapia associada ou não à quimioterapia pode ser utilizada para diminuir a possibilidade da volta do tumor (recidiva). Quando a doença está disseminada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura diminuem.

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio, folato e pobre em gorduras animais é considerada uma medida preventiva. A ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcóolicas deve ser evitada.
Como prevenção primária é indicada uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.

Detecção precoce

O câncer colo-retal quando detectado em seu estágio inicial possui grandes chances de cura, diminuindo a taxa de mortalidade associada ao tumor. Pessoas com mais de 50 anos devem se submeter ao exame de colonoscopia. Indivíduos com exame positivo devem realizar colonoscopia.
Os indivíduos que têm fatores de risco devem ter um acompanhamento diferenciado.

O CENTRO DE CIRURGIA DIGESTIVA DO DF É REFERÊNCIA EM BRASÍLIA E REGIÃO.

Agende sua consulta através do nosso sistema online com apenas um clique.

Nossos diferenciais:

Médicos renomados

O CCD dispõe de médicos altamente treinados e especializados, que proporcionam mais segurança durante o seu tratamento.

Ampla estrutura

Um espaço completo, com ampla infraestrutura e tecnologia de ponta para prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades.
null

Atendemos diversos convênios

Visando melhor atendê-los, aceitamos diversos tipos de convênios para que você seja tratado com a praticidade e atenção que merece.
null

Atendimento diferenciado e humanizado

Na hora de marcar consultas, cirurgias ou exames, você conta com a disponibilidade e excelência dos nossos atendentes.

Deixe seus dados que entraremos em contato em até 24 horas:

CONVÊNIOS


AFFEGO
ALLIANZ
AMIL
ASETE (ASTE)
ASFUB
BACEN
BRB SAÚDE
CAEME-GO
CAESAN
CAMED
CAPESAÚDE
CASEC (CODEVASF)


CASEMBRAPA
CASSI
ELETRONORTE (E-VIDA)
EMBRATEL – DEMAIS PLANOS
EMBRATEL – PAME
FACEB
FAPES (BNDES)
FASCAL
GAMA SAÚDE
GRAVIA
INFRAERO
LIFE EMPRESARIAL SAÚDE


MEDISERVICE
NOTRE DAME
OMINT
PETROBRAS DISTRIBUIDORA
PETROBRAS PETRÓLEO
PLAN ASSISTE (MPDFT)
PLAN ASSISTE (MPF)
PLAN ASSISTE (MPM)
PLAN ASSISTE (MPT)
PROASA
POSTAL SAÚDE
SAÚDE CAIXA


SEGUROS UNIMED
SERPRO
STF – MED
SIS (SENADOR)
STJ
STM (PLAS/JMU)
TJDFT
TRE
TRF
TRT
TST-SAÚDE
UNAFISCO (SINDIFISCO)